segunda-feira, 25 de junho de 2007

Cuidado!

Caros Bloggers,

Pensava que tinhamos um acordo tácito, que advém do facto de todos nós percebermos que não devemos falar nos nomes de ninguém e as implicações que isso tem.

Até agora temos falado na generalidade e é por aí o caminho que devemos seguir. Falar nas situações sim.... mas não no nome de ninguém.

Aqui vai um excerto de uma artigo júrídico de Aline Pinheiro que,talvez, nos leve a pensar duas vezes antes falarmos em nomes.

"Divisão de culpas

O que todos os utilizadores responsáveis da internet temiam aconteceu: a Justiça condenou o dono de um blog a pagar indemnização a um cidadão que se sentiu ofendido por comentários feitos por um leitor da página.
O problema que desabou nas mãos da Justiça .... levantou uma questão em torno da liberdade de expressão e de quem é o responsável por esse direito.
Na internet, qualquer um pode abrir um site e dizer o que bem entender. Basta saber que será responsabilizado por qualquer infração, civil ou criminal, que cometer com as suas palavras. No caso dos blogs, o problema é maior. O dono do site, em geral, abre um espaço para os leitores discutirem e, dificilmente, controla-o minuto a minuto. Nesse entretanto, pode ser apanhado desprevenido e responsabilizado por ofensas ditas pelos leitores.
Foi o que aconteceu com Fernando Gouveia, dono de um blog...
Motivo: foi considerado ofensivo um comentário deixado por um leitor do blog.
Por causa do tal comentário, o dono do blog foi obrigado a retirar o seu site do ar durante uns tempo."

Questão de lei
"A matéria é nova e carece de reflexão, explica Alexandre Fidalgo, especialista em Lei de Imprensa. Mas, na comunidade jurídica, o entendimento parece caminhar no sentido de aplicar as mesmas regras da Lei de Imprensa. Em caso de jornais, por exemplo, o dono é responsável pelo conteúdo publicado. Em caso de acção civil, responde solidariamente com o autor do texto (se este estiver assinado). Já acção penal é proposta contra o autor."

25 comentários:

Anónimo disse...

Com tanta asneira que aqui foi escrita, agressões ofensivas e lesivas á dignidade humana, é bom que se faça estes alertas para abrir os olhos de algumas pessoas com pensamaentos péssimistas, e digo que com pena destas mesmas pessoas serem maiatas. Um abraço a todas as pessoas de bem, e já agora para os outros , porque ainda estão a tempo de um pedido de desculpas pelo mal que pensam do alheio.

Anónimo disse...

bom dia!

a situaçao perdeu o controlo, as pessoas nao tem ideia do limite, a nossa liberdade de expressao acaba quando estamos a interferir na liberdade dos outros.........
difamar os outros é uma coisa muito seria, muito mais quando esta difamaçao se torna publica a milhoes de pessoas........
um blog é como um jornal uma revista, nao se sabe por quem vai ser lido!
á que meter ás maos á cabeça e pensar, sim pensar um pouco antes de escrever!
os processos nao sao virtuais, existem mesmo! e isto do anonimo nao quer dizer nada..... lol
para quem nao sabe!
ah! pois é!
eu proprio consigo saber a proviniencia do anonimo!!!!!!
e mais uma vez cuidado com as linguas venenosas!
ao administrador des blog :
nao era necessario fazer delete ao post anterior, batava teres a opçao de deletar os comentarios, assim o controlo é te muito mais facilitado.... lembranças....lol

Anónimo disse...

Pode-se falar das situações que são do conhecimento de todos desde que não se façam alusões a nomes.

Pode-se dizer uma coisa de muitas maneiras.

O que estava a acontecer no post anterior é indecente... de certeza obra de algum puto que não sabe os limites.

Liberdade de expressão não é difamação pura e dura.

O que se estava a dizer de umas mocinhas aqui da Maia no post anterior é muito grave.

Por isso foi retirado.

Anónimo disse...

pois pode-se falar das pessoas sem falar no nome, enão ,vai no mesmo? e bonito falar da mulher qfaz na sei oq mas isso oq e´? tas a dizer falem dos outros mas não dde mim.....

Anónimo disse...

000 és tu ermelina........?

Anónimo disse...

000=ermelinda?

Anónimo disse...

Para anónimo,

Claro que não é a mesma coisa.

É bem diferente dizer:

Um senhor disse isso e aquilo e aquilo

e

O Pedro Bolota disse isso aquilo e aquilo.

Agora se o que o senhor disse é reconhecido pela comunidade é porque a situação já é do dominio público e aí não se pode acusar ninguém.

Anónimo disse...

haha este 000 tem a mania da filosofia.......olha pa ele diz meia duzia de palavras e ja pensa com aquele filosofia da batata consegue domar tdo...é assim ao tarem a falar de uma gaja que fez lá o sei quê, tambem não me interessa....mas como a maia é pikena 2 dois dias a maia fica a saber quem é essa gaja.....num dia sabe metade da maia no outro dia sabe a outra metade da maia...ou seja em dois dias a maia já tem a ultimas noticias fresquinhas levadas pelas bilhatas.....isso é UMA INJUSTIÇA..cada qual tem que ter a sua privacidade e não há que tar para aí a falar sobre os outros......em suma ao falarem de uma pessoa não pelo nome mas sim pelo pelo pronome(ela)por ex: (aquela mulhe faz na sei o que....) é o mesmo do que tar a dizer o nome..as pessoas associam o nome À vitima.....fiquem bem e tratatem-se bemm...........ah já agora os contribuidores deste blog penso que deviam ter um identificação....porque se isto está a aconteçer os contribuidores é que tem a culpa...porque façam temas mais ludicos e mais interessantes.....juizo por algures

Anónimo disse...

JÁ ALGUEM DISSE POR AQUI "QUEM NÃO QUER SER LOBO NÃO LHE VISTA A PELE"

EU NÃO ACHO MAL FALAREM, ASSIM COMO ASSIM FALAM EM TUDO QUANTO É SITIO.

È NAS TABERNAS, NOS CAFÉS, EM CASA, NAS ESQUINAS, NO GRUPO DE AMIGOS, ETC.

ESTA É A NOVA FORMA DE COMUNICAR E (IN)FELIZMENTE MUITO DO NOSSO COMUNICAR (EM SITIOS PEQUENOS) PASSA POR MEXERICAR.

JÁ HÁ MUITOS SÉCULOS QUE É ASSIM E VAI SER SEMPRE ASSIM, NÃO SE ILUDEM. aGORA O QUE SE PASSA É QUE AS COISAS TÊM MAIS VISIBILIDADE.

É CASO PARA DIZER "NÃO HÁ BELA SEM SENÃO"

Anónimo disse...

BLÁ BLÁ (Advogado do Diabo):

Já cá fal(t)ava!

Caros comentadores do blog!
Para comentarem sobre alguma aspecto particular sobre alguém basta distorcerem um pouco a identidade da pessoa. Tal como se faz na Contra-Informação do Canal 1.
Vocês acham que os nossos políticos gostam de ver as suas figuras a serem satirizadas na televisão!? Não me parece! nem tudo aquilo que se diz na contra-informação é brincadeira, mas é a verdade dissimulada em forma de brincadeira. Desde lá, usam bonecos-caricaturas em vez de usarem bonecos reais (que eles eram bem capazes de fazer) e depois usam nomes distorcidos (mas bem aproximados aos reais). Portanto, os políticos não podem processar judicialmente o que é dito e feito das suas pessoas, porque mesmo sabendo todos nós que são os próprios, na realidade é feito indirectamente. Se usassem figuras idênticas aos políticos e nomes iguais, aí os responsáveis pela contra-informação já poderiam ser acusados.

Oficialmente, quem dá pelo nome de "ACABADO SILVA"? Ou "MÁRIO SÓARES"!?

Anónimo disse...

ola a todos! Agora e que estao preocupados com a justiça, com o que a lei diz??? deviam ter pensado nisso antes, nao agora.
desde que esta porcaria de blog existe e so falar na vida das pessoas, ofende-las, ou com verdades ou mentiras. quem sao voces???? Uns cobardes que nao tem direito a criticar. a liberdade de expressao e bem vinda mas nao da maneira como se retrata aqui.
quem sabe se ja nao esta alguma queixa em tribunal para certas pessoas, se posso chamar isso, que vieram para aqui denegrir a imagem dos outros.
vamos esperar para ver

Anónimo disse...

Sem querer entrar em polémicas e sendo um MAIATO convicto gostaria de convidar os nossos blogger, a lerem o site do Porto Formoso, onde a liberdade de expressão existe, mas com comentários construtivos em quase todas as opiniões e sem bliscar a dignidade humana. Vejam ( A CASADAMOSCA ).
Nós não trocámos a MAIA POR NADA DESTE MUNDO.

Anónimo disse...

ao anonimo do dia 25 as 18.57
concordo contigo. liberdade de expressao mas de forma construtiva e nao destrutiva como encontramos aqui.
A NOSSA LIBERDADE ACABA QUANDO A DO OUTRO COMEÇA!!!!! nem parecem MAIATOS. Sempre tive a opiniao que os maiatos sao pessoas sensatas, amigo do seu amigo, nao como aqui ta descrito( mexeriqueiros, inimigo do seu amigo, invejosos etc) axo que nao sao assim. PAREM!!!!!!! Todos nos temos telhados de vidro
o chofer de camioneta e o papa sábense deveriam ter mais cuidadinho, nao va o diabo tece-las

Anónimo disse...

Isso é porque não leram os conmentários sobre os Laudalino rodrigues e outros que lá estão, onde diz que ele não faz nada pelo Porto Formoso, enquanto presidente da casa do povo que é.

E quabdo foi da época das eleições o que falaram das pessoas que estavam nas listas do PS e PSD.

Não digam que é só na Maia que há só maldizer.

Agora que os comentários têm um nivel muito superior aos que se vêm aqui, lá isso têm.

Deve ser porque o pessoal do porto é mais culto do que o da Maia.

Anónimo disse...

agora ja acordaram deviam pagar pelas asneiras que lançaram ate que tiraram ja um blog das fotos e deviam tirar outras coisas mais é só asneiras e as pessoas sem tarelo nenhum brinacam com os sentimentos das outras pessoas sem culpa...

Anónimo disse...

Não sejas parvo.

Anónimo disse...

Ao nosso amigo Gadanhos, eu disse que a liberdade de expressão existe, mas com comentários construtivos em QUASE TODAS..... . Quanto aos comentários de cá e de lá há uma diferença para melhor nos de lá, nao quero com isso dizer que eles sejam mais cultos que nós, só que os nossos cultos nao gostam de se exibir, são reserva para maiores voos, enquanto eles ( dois ou três ), dão largas á sua imaginação, pensando serem os maiores da sua rua.
Em frente MAIA NIGUÉM NOS PÁRA.

Anónimo disse...

Como se chama a um habitante da Maia?
Abelha Maia?


E Abelha Maia Cuidado eu sou Calimero
E abelha Maia cuidado eu sou Calimero

E o meu nome e Calimero
Gosto muito da Abelha Maia
E tudo o que eu quero e ripar-lhe a saia

Ohhhhhh a Abelha Maia eu sou o Calimero
Ve-se ripas da saia e me das tudo o que eu quero
Ohhhhhh a Abelha Maia eu sou o Calimero
Ve-se ripas da saia e me das tudo o que eu quero

E vai
Ha num pais cheio de cores
Nasceu um dia uma abelha
Bem conhecida pela amizade, pela alegria e pela vontade
E ei-lo que surge pretinho como so ele
Vira-se para ela e diz
"Maia e una enjustixa, eeehhh Maita me da tu coita"
E faz ela:
"Bzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz"

E o Calimero foi a cona a Abelha Maia
Veio-se esporrou-se, sujou-lhe a saia
Maia puta do caralho
Fode, fode sem parar

O Calimero foi a cona a Abelha Maia
Veio-se esporrou-se, sujou-lhe a saia
Maia puta do caralho
Fode, fode sem parar


Podem encontrar-me aqui

Anónimo disse...

A Abelha Maia revela-se!






_

Anónimo disse...

espeta cu lo essa dos links para o you tube aguenta maia.............

Anónimo disse...

chegou o lapis azul, viva a censura

Anónimo disse...

Já lá vai o tempo em que era omnipresente, omnisciente e omnipotente... agora é mais omnicibernáutico, a navegar neste mar de orações distorcidas, pecados desencriptados e lacuna de dicionários online. Realmente foi preciso abdicar de muitos poderes para me poder nivelar com vocês. Se assim não fosse provavelmente nunca nos encontrariamos.
até qualquer dia (será?)

espero que a ermelinda pé cagada te processe por difamaçao neste post:
ermelinda pé cagada eu te difamo!

Anónimo disse...

chimánim

Anónimo disse...

O problema não é falar no nome das pessoas, mas o que se diz acerca da dita pessoa.

Aí é que a porca torce o rabo! É que saber distinguir a linha que separa a informação da difamação não é nada fácil.

Anónimo disse...

pois isto da moreraçao da um blogue a maneira do dono