quinta-feira, 3 de abril de 2008

OBRAS EM CASA II

Destruiram a Fonte que se situava na antiga Rua da Fonte, actual Sacadura Cabral. Diz que a dita fonte vai ser deslocada mais para a direita para que o dono da casa possa estacionar o seu pópó sem estorvo nenhum. Está a entrar na Sacadura Cabral e já está a ligar o portão automático de forma a parkar o carrinho a "a drete" e sem nenhum incómodo.
MAS ESTA JUNTA ESTÁ CEGA!!!!
Bem dizia um bloguer aí há uns tempos "os maiatos tem os olhos cheios de areia...pó...pó... "
As Fontes da Maia... monumentos emblemáticos da nossa freguesia.... memórias da nossa identidade.... requícios de épocas passadas....o pouco do património construído que ainda nos resta.... está a ser sacrificado em prol de interesses particulares e ninguém faz nada! Isto é incrível.

Fiquei mortificado quando esta semana passei por aquele local e não posso deixar de denunciar este caso que deixo agora à consideração dos nossos comentadores, para que digam da sua justiça.

32 comentários:

Anónimo disse...

Ainda bem que alguém fala deste assunto.Parece que o respeito pelo património da freguesia está em baixa. A grande preocupação das pessoas é construírem casarões descomunais, autênticos "mamarrachos" de betão, DE FRACA QUALIDADE ARQUITECTÓNICA.
Enfim, éa população que temos. Espero sinceramente que a fonte não tenha sido completamente destruíd eque possa ser reposta no lugar de onde não deveria ter saído. Se já estiver destruída, é apenas mais um sinal e consequência da falta de cultura das pessoas.

Anónimo disse...

Pois é caro anónimo. Parece que a fonte nao foi destruida, vai ser reconstruida mas não no local original e sim noutro, porque o dono da casa vai fazer uma garagem no local da fonte.

Isso tem alguma lógica.

Anónimo disse...

O caro amigo mete-te na tua vida.Essa fonte alguns anos atras tambem não era aí!!!Esta não estava agora a trabalhar.derramava agua com fartura e o mestre que mora ao lado e que arranjava.vi-o varias vezes!!!!

Anónimo disse...

a Junta deve de servir para alguma coisa...

Anónimo disse...

junta de bois........

Anónimo disse...

Caro anónimo das das 16:56, pois até há uns anos atrás é favor... porque eu já tenho 40 anos e desde que me lembro a fonte esteve sempre ali e á ali que ela deve ficar. Não há dúvida nenhuma.
O Pessoal da sacadura cabral se não fossem uns pasmados, deviam era fazer um baixo assinado e entregar na junta...de bois.

Anónimo disse...

n julgo q seja só um problema da rua sacadura cabral mas sim de toda a Maia

Anónimo disse...

Também acho. esses senhores que são eleitos para as juntas e outras instituiçóes da zona acham que têm o rei na Barriga e que já não têm de dar satisfações a ninguém. Vivemos num país democrático onde o poder reside no povo. Nunca se esqueçam disso.

Anónimo disse...

Esta noticia parece ter pouco interesse.Parece que foi um falhanço.Parem de falar nas vidas dos outros,principalmente o dono do blog.Este dono do blog come caracois e como a fonte apenas só era util para caracóis e para ele,pois servia para ele de comida.Este vai fazer uma casa nova aqui na Maia,mas se tivesse tambem no seu terreno uma fonte talvez escrevia um livro sobre ela.loool.
Só para provocar.........

Anónimo disse...

e aquele gajo que foi a julgamento e se livrou?

pois ,aquele que teve um visita da P.J.!?

é bom é falar dos outros!!!!!!!!!!!

Anónimo disse...

BLÁ BLÁ:

Não podia deixar passar um comentário a este propósito!
Este até merece o meu empenho, daí que desta vez vou digerir um pouco a esta situação desagradável e organizar as idéias.
Aos defensores do “bota abaixo”, aguardem que já passo por cá…

Anónimo disse...

custa querer quem destruiu a fonte ja foi membro da junta e ainda por cima ve se que se esta maribanbo para o patrimonio enfim o que conta é o dinheiro que entra

Anónimo disse...

"Há uns anos atrás, quando se construiu a actual ponte da fonte velha, um determinado cidadão lembrou-se de cortar a própria fonte a meio porque tinha a boca larga demais e a mangueira da água para fazer o cimento não encaixava lá. E… cortou! Sem dúvida que foi uma idéia de mestre (de obras)!"

No início, espezinhava-ve este blog e dizia-se que aqui só havia gente medíocre que não fazia outra coisa senão meter-se na vida dos outros, tal como ainda veio dizer este anónimo. Temos que concordar que estas pessoas têm razão em determinados aspectos.
Agora, está em causa a destruição de um bem público.
Se aquilo que fazemos aqui neste blog é mau de todo, então, defender o património e as causas comuns da Maia é fazer o quê?
Gostariamos muito de ter as respostas de quem criticou os frequentadores do blog, face a esta questão.
Será melhor calarmo-nos perante a atitude de destruição do património, ou será que os nossos maiatos de "boas maneiras", preferem assitir calados só pra não se aliarem "a este lado negro de ver e pensar as coisas" típico deste blog???
Se for pra ser conotado com a mediocridade em nome do que é NOSSO, pois muito bem! QUE SEJA!
Deixemo-nos de encarar a realidade com suavidade e cheiro de rosas, porque isso de discutir as coisas segundo os bons modos, não leva a lado nenhum! Sem carne para canhão não se ganham batalhas!
Aos filhos da puta que defendem a destruição do património, e aos que o fazem:
Caros filhos da puta, quem quer que sejam eles e a começar pelo anónimo "7 de Abril de 2008 16:52":
O que é património… é NOSSO! É MEU, É TEU E DE É TODOS ao mesmo tempo! Viver numa sociedade democrática como nós vivemos (eu, tu e os outros todos), tem estas implicações e relações sociais.
Toda a gente tem laços directos e indirectos com toda a gente, e mesmo que não tivesse, não daria o direito, a ninguém, de chegar perante o que É E SEMPRE FOI DE TODOS e destruí-lo sem critérios e à sua vontade. Mesmo que a fonte não tenha escrituras, não sendo minha, também não é do dono da casa.
Mas não me vou estender mais nesta questão da democracia, porque quem pensa assim e diz o que este anónimo veio dizer demonstra que tem o cérebro enferrujado, ou então tem grande interesse em acabar com esta discussão em público.
Afinal o que é o património, caro anónimo!?
Se calhar tens alguma alguma fonte junto de tua casa também, não tens?
Afinal quem é que se meteu na vida dos outros?
Primeiro, quando o respeitável senhor da casa veio ao mundo, a fonte já lá estava, talvez ainda antes do pai dele ter vindo.
Segundo, quando o actual proprietário comprou a casa, a fonte também lá estava há muito tempo. Se a fonte constituia um incómodo aos planos de construção, então não a tivesse comprado. Ninguém obrigou ninguém a comprar a casa.
Terceiro, quando você caro anónimo estiver na reforma,"sem trabalhar" tal como a fonte, também não vai querer ser posto na reciclagem. Pois não? É que a fonte mesmo sem trabalhar há muitos anos não dá despesa a ninguém nem dará enquanto lá estiver. Enquanto que você, quando deixar de trabalhar, talvez ainda dure muitos anos a receber pensão de reforma, dando imensa despesa ao estado, e às novas gerações que vão ter que te sofrer. Nesta altura estarás velho, fora de moda e sem uso prático, por isso o melhor será atirar-te prá lixeira logo no dia em que te reformares.
E se a fonte estivesse a trabalhar, também não iria matar a sede a ninguém, com a fartura que temos nos dias de hoje!
Quarto ponto. Se a fonte estivesse a derramar água com tanta fartura como dizes, fechava-se os canos, e resolvia-se o problema de uma forma simples, inteligente e barata, que é o que que normalmente fazem as pessoas inteligentes que não dizem asneiras como tu!
Quinto. Se alguém que se digne de se chamar mestre, não for capaz de resolver, deste modo um problema assim tão mínimo, então que porra de mestre é este!?
Se o problema era a fuga de água, agora é que ele está resolvido… e bem!
Olha que eu também conheci um mestre assim! Um dia tinha um cano rebentado em minha casa e contratei um mestre para resolver o problema. De tarde quando cheguei a casa, nem os pilares restavam!
Ah! E agora quero fazer um comunicado prá população daqui do blog, se é que já não estou fazendo.
Caros amigos, não sei se vocês sabem mas, há mil duzentos e trinta e três anos, vinte dias, três horas e cinquenta e oito segundos, a nossa igreja da Maia, não estava naquele local! Por isso quem precisar daquele espaço pra fazer uma garagem tem todo o direito de ir lá e desmanchar aquele monte de pedras. Afinal, aquilo está ali, mas pode-se montar noutro local qualquer. O Vaticano assinou um protocolo com o José Dâmaso, o da pedreira. É que agora eles vão passar a fazer blocos de pedra tipo LEGOs que é pra fazer as novas igrejas. Assim quando alguém precisar de a mudar de lugar sempre é mais fácil. É só desmontar e voltar a encaixar nouto sítio.
(Bem te vale seres anónimo).
Mas, continuando a nossa conversa da "vida dos outros":
Então quando vou de carro na estrada, e um respeitoso senhor agente da lei, que está a fazer stop, vê que estou extremamente embriagado e fora de mão, o que faz ele caro anónimo? (Imaginemos que é o próprio dono da casa).

Vira-se para mim e diz-me gentilmente:
- Boa viagem senhor condutor!
Vá lá à sua vida que eu não tenho nada com ela!
Beba á vontade Sr. condutor que nós não nos metemos na vida de ninguém!
Cada um é que sabe parte da sua vida, e dela faz o que quer!

Não é assim caro anónimo!??? É esta a democracia de vida que falas!?

Tendo um cargo tão nobre na sociedade, sendo agente da lei, defensor de boas práticas e sobretudo da democracia, a comunidade da Maia não espera outra coisa da parte do responsável máximo pela construção da moradia, senão demonstrar o seu sentido de cidadania e respeito pelo património comum, repondo a fonte no devido lugar, de onde nunca deveria ter saído.
Ou então se preferir, e já que a fonte se encontra toda desmontada, o responsável em causa, pode CAGAR para toda a Maia e construir a garagem que tanto jeitinho lhe dá e remeter a fonte para o lado. No seu novo local, e como bem se disse à entrada deste tema, é atirar areia prós olhos do ceguinho.
Um dia a Maia passa a ser caixotes de betão para dormir. Sem um jardim, sem um muro, sem uma pedra de calçada que conte a história de um povo. Nesta altura, quando a MAIA for tão evoluída estaremos todos contentes, com as nossas garagens, com ruas bem pavimentadas de alcatrão, pra não estremecer muito os carros, e para se poder acelerar bem! Depois vamos ás Furnas ou a Nordeste e dizemos: Que lindas que são as Furnas!!! Que lindo que é o Nordeste!!! Mas porque será!?
Porque será que Ponta Delgada, uma cidade em progresso teima em manter certas ruas com calçada!?
Foi extremamente condenável os habitantes da Maia terem decidido que as ruas ficassem em alcatrão em vez da velha calçada.
Para a Câmara ou para o Governo foi um alívio no orçamento, pelo que eles agradecem muito o mau gosto e a insensibilidade das pessoas da Maia. Tirou-se a calçada, vão-se tirando as fontes… e a Maia acaba por ser uma freguesia que podia ser num sítio qualquer.

Por falar em destruir fontes (que a esta hora prefiro dizer) "supostamente são património".
Por falar nas pessoas responsáveis que devem transparecer bons valores cívicos e morais devido à especificidade da profissão que exercem - agente da lei envolvido (qual defesa da comunidade!? Passem-me mas é os duzentos ou trezentos contos no fim do mês que cago nela)!
E por falar em substituir o NOSSO património por garagens. Reparemos que não foi a primeira vez que isto aconteceu na Maia.
Quem terá sido o primeiro?
Quem terá sido o idiota (ou melhor, o esperto que fez do povo da MAIA idiota, porque até gosta), que teve a brilhante ideia de adulterar o património e por lá a sua garagem?
Ora vamos pensar um bocadinho, andes de continuar a ler o resto do texto. - Ó homem!!!!!!
Mais um bocadinho!
Mais um bocadinho!
Mais um bocadinho só!
Pronto vou dar uma ajuda!
Os mais novos decerto não serão capazes de desvendar, porque a fonte não chegou a fazer parte da sua identidade, nem das suas memórias!
E é por isso, que é importante manter as fontes.
Para que não se enterre a identidade do POVO DA MAIA.
Porque mesmo sem correr água, nelas pode-se beber o NOSSO passado!
PORQUE UM POVO SEM PASSADO É UM POVO SEM FUTURO!!!
Os mais vividos, estão a fazer um esforço para desvendar quem mudou uma fonte de sítio para construir uma garagem, digo-vos que pior do que mudar de sítio foi mesmo destruir totalmente uma destas fontes. A fonte que havia na Rua do Marquês da Praia (a rua que fica lá em baixo, no fim da rua da igreja), foi completamente desmontada e no seu lugar original, hoje está uma "belíssima" garajem de um particular.
É triste, depois de vinte e tal anos emigrado, visitar a NOSSA MAIA e ver que as pessoas estão-se completamente nas tintas para o nosso património comum, mesmo que seja pouco. Quando passei nesta rua e vi que a fonte tinha desaparecido, senti-me parcialmente apagado também.
E o que era NOSSO passou a ser um MEU. Mas um MEU que não é bem meu, nem teu. É um MEU dele… do dono.
Depois de desmontada, a fonte (apenas a pedra central) foi posteriormente montada no parque infantil. Lá parecia um tumor, pois não tinha nada a haver com aquele contexto! Tipo autocolante descartável, tipo "areia nos olhos do ceguinho". Mais tarde, foi novamente desmontada e "colada" nas cagadeiras (especialidade arquitectónica típica que a "nossa" junta, nos vem habituando, diga-se de passagem) que estão junto às escadas de acesso às piscinas naturais da Maia, as calhetas, que ficam lá na "Achada".
Quem permitiu tal coisa!?
A garagem é de quem?
Houve interesses partidários envolvidos?
Cunhas!? Jeitos!? Padrinhos!?
Mas… mas alguém suficiente corajoso dá-nos respostas!?
Ou será que os envolvidos e beneficiados preferem fingir que este blog não existe!?
Será que preferem fingir que este texto não existe e não VOS chegou, e acobardar-se nos seus fingimentos, lucrando com este silêncio!?
Qual é a próxima fonte!?
O pior foi destruir a primeira.
A segunda já não causa tanto impacto!
E a partir da terceira, já ninguém se queixa!
Qual é a próxima fonte!?
Todas elas são um inconveniente para quem tem casa por perto.

Uma semana depois deste texto ser colocado aqui na no blog, já toda a comunidade MAIATA esperará respostas dos responsáveis; porque as pessoas gostam de conflitos; porque o blog é negro como a pólvora e estas palavras tão depressa deflagram.
Tenho a certeza disso, ao contrário do que diz o anónimo 16 de Abril de 2008 14:22 (anónimo este que a mim me parece demasiado interessado em arrumar este tema).

NÃO CALAREI, NÃO CALAREMOS.

Quem não for capaz de construir a resposta com palavras, pode sempre tentar (re)contruir em pedras, no mesmo local original.
Para nunca mais voltarmos a tocar no assunto.
Para evitarmos falar da vida dos outros.
Mas, por favor, não nos dêem razões.
Já um bocado farto e cansado de andar por aqui a dispender o meu tempo com comentários, fazia eu um tremendo esforço para estar calado, para que este blog não fosse tão "mau" como se disse, há uns tempos atrás.

Voltando a "velhas questões", de que o meu/minha grande amigo/a CRAZYCOP, se bem se lembra, é nestas alturas que eu e questiono:
_ Como é que um sujeito, que presta uma profissão "tão nobre" como GNR, que deveria ser conotado com bons valores de cidadania, nestas alturas vem demonstrar tanto desrespeito e insensibilidade para com o património, para comunidade e para os bens públicos!?
É esta impertinência que esperamos de uma pessoa que representa a autoridade!?
Ou a autoridade é só quando se está de farda!!?
Como pode uma junta e uma câmara permitirem tal coisa?
Parece-me antagónico, que uma câmara tão preocupada em reger os "blocos de betão" das obras particulares, em estar sempre atenta aos projectos se estão milimétricamente de acordo com o projecto, por causa de questões culturais, de enquadramento e etc.; na constante parasitária de absorver impostos, taxas e tudo o que se faça a mais e a menos além do projecto, mostre tanta passividade numa altura destas. Porque é que uma autarquia está mais interessada em reger blocos de betão do que património municipal?
Disse, o Anónimo 8 de Abril de 2008 13:58:
- A Junta deve de servir para alguma coisa...
Concordo em parte, mas prefiro dizer que não é a junta a culpada, mas sim as pessoas que estão na junta.
O nome da junta é sempre o mesmo, o que muda são as pessoas que lá estão.
Não fiquemos a bater no nome da junta, enquanto que os responsáveis fogem de rabo entre as pernas.
Porque ai neste Portugal, quando a coisa corre mal, os políticos despem a casaca e dizem:
- Agora já não ministo!
E Portugal fica a pensar que a culpa é do Ministério.
É preciso responsabilizar as pessoas e não as instituições que elas representam.
Porque quem ganha com isso são elas, por isso… façam.

Ficarei também atento à espera que a "junta" resolva o problema, com o desfecho que todos esperamos.
E comigo esperará muita gente.
É uma boa altura para aqueles que durante a época de campanha eleitoral pediram a vossa confiança, em que vocês maiatos acreditaram e elegeram para vos representar.
Demonstrem o que valem e o que representam afinal.
Porque muita gente lê neste blog, e a muita mais gente chegarão estas palavras.
Toda esta gente tem uma arma na mão - o seu voto!
Já me tinha jurado há muitos anos que não voltaria a votar, por razões várias.
Ficam assim os dirigentes da junta, perante este caso, incumbidos de me mostrarem se tenho razão ou não.

Se aquelas simples e míseras fontes não são património, então…
Convoco assim o dono da obra, a empresa de construção envolvida e a junta de freguesia, a deixarem aqui as suas explicações, e já agora o responsável que destruiu a outra fonte.
A Maia toda e quem a ela está ligado, ficamos à espera das respostas.
Nesta vida todos cometemos erros contra as outras pessoas.Pior do que errar é recusar conscientemente a admitir que erramos.

E por fim, para o Anónimo de 16 de Abril de 2008 14:22:
— Sim caro anónimo! Esta Notícia tem pouco interesse!
Primeiro… tem pouco interesse para quem destruiu a fonte e para quem está envolvido.
E segundo… tem pouco interesse para quem é BURRO INSENSÍVEL e anda nesta vida tal como um animal, ou seja de passagem. Como se tivesse umas palas nos olhos, acessório tipicamente de BESTA, de modo a seguir apenas para a frente… apenas no seu caminho… sem olhar para o lado nem para os outros, sem ver se atropela alguém que caminha ao seu lado!
Carácter típico de uma sociedade cada vez mais capitalista e individualista, onde cada indivíduo defende e cultiva os seus interesses materiais pessoais, e anda mais preocupado em encher a sua vida de coisas.
Para estes o património, não tem valor nenhum.

Se estes desinteressados conhecessem outra realidade, próprias de um país democrático como este que me acolheu há alguns anos atrás, aqui iam ver como funciona a democracia. Aqui iam ver o quanto se paga por se destruir as coisas que peretencem a toda a comunidade, quer sejam elas monumentos, animais, plantas, ou outras coisas insignificantes. Aqui ninguém fica impune, caso se saiba o nome dos autores.
Mas a democracia ai em Portugal, parece-me que serve para encher quem tem poder e manter os fracos controladinhos em nome do BEM. O que é a mesma coisa que acontecia no meu tempo de criança, quando andava de pés descalços. Naquele tempo chamava-se fascismo. Só o nome mudou.


Dedicado ao M., ao P. e à M., meus "informadores" desta tão longinqua quanto saudosa Maia.
À/ao BOCA DA FURNA, à/ao FONTE VELHA e à/ao CRAZYCOP (que não tenho nada contra a sua integridade pessoal e dignidade humana, mas deve concordar comigo, por revoltar-me conta a polícia, quando a realidade é esta).

Despeço-me, dedicando este comentário a toda a Maia.
Comentem caros conterrâneos.
Vão mandando notícias desta Maia.
Sejam perspicazes, na vista, no pensamento, na lingua e nas acções.
Já lá vai o tempo do fascismo, em que se trabalhava de sol a sol, e ainda por cima levavam-nos o pouco ou nada que se conseguia, para que nunca se chegasse a ter nada, e mesmo assim ainda havia forças para as mãos calejadas fazerem estas fontes surgir do duro basalto.
Como se não bastasse ser tratado como animal, não se podia abrir a boca…
Abrir a boca só se fosse pra zurrar.
Hoje comemora-se hoje o 25 de Abril!
Comemora-se a liberdade que é o valor mais nobre desta democracia!
Democracia, tão bem guardada e zelada por autoridades, como a GNR por exemplo, que nos custam muito dinheiro em impostos.

Voltarei aos comentário daqui a algum tempo.
Depois de concluídas as obras.
Quanto ao dono da obra, desejo que tenha plena saúde para poder converter o seu suor em dinheiro para pagar a sua casa que custa a todos. Que dela goze plenamente.
Evitei falar directamente em nomes de qualquer pessoa.
Tudo o que foi dito, não foi contra o nome de ninguém, mas contra qualquer um que tenha caido em tais infortúnios.

Atenciosamente!
M. A.

21-21-21-21

Anónimo disse...

Até é mesmo uma coisa mal feita,pois a fonte poderia ficar no mesmo lugar e ele que fize-se a garagem junto á sua casa...realmente...

Anónimo disse...

Tchiiiii.....
Mas que grande cena, esta história da fonte ser desviada mais para a direita!!!
Que raio de junta que zela pelos patrimónios da freguesia, a desvia-los mais para a direita... isso ta lindo aí com estes empreiteiros da treta!
«ISSO É UMA QUESTÃO DE FAMILIA OU ESTÃO TODOS FAMILIARIZADOS» lolololo.
Cabeças para baixo e toca a desviar patrimónios! Espero é que a população da Maia qualquer dia não vos caia em cima, ou “VOS DESVIE MAIS PARA A DIREITA"! ahahahaha lololol.

Anónimo disse...

À entrada de 29 de Abril.

Caro amigo;
Quem verdadeiramente se interessa por esta freguesia, acaba por desistir em frustração e fechar-se em concha.
O que se passa aqui não é só ignorancia, é ousadia e atrevimento de quem pensa que tem o rei na barriga.
Quanto a autoridades nesta freguesia, so servem para se evidenciarem em fotografias e para patuscadas, comes e bébes.
As autoridades aqui, a todo o nivel, conpactuam com malfeitores, desde que estes sirvam os seus interesses pessoais, interesses esses que não têem nada a ver com os cargos dos quais foram incumbidos.Todos se servem dos cargos para se beneficiarem a si proprios, amigos e familiares.

Aquando da polémica da primeira semanana cultural que esta junta fez, alguem atirou uns comentarios muito injustos ao passado prisidente, atacando-o de toda a maneira, até dizerem que ele estava cheio de inveja porque a presente junta se estava a dar muito bem com os membros da oposição(não me lembro das palavras exactas, mas creio que os caros leitores se lembram destes comentários).....POIS AÍ ESTÁ O RESULTADO DESSE "DAR MUITO BEM".
ESTÃO NOS CARGOS PARA PARA SE SERVIREM A SI PROPRIOS, NÃO PARA SERVIR O BEM COMUM!

Anónimo disse...

Cá para mim é uma questão de… "COMEREM TODOS NA MESMA GAMELA"!

Anónimo disse...

CARECA 97

Caros amigos, muita coisa já foi dita sobre a tal fonte (Fonte do Tio Correia) mas meus caros o mestre em questão mas meus caros, o mestre em questão, não é tão insensível quanto isso. E o seu bom nome onde fica?
Afinal estamos a falar de assuntos sérios néh!...
A sua sensibilidade é tão grande, que, o fontanário vai ser reposto sem dúvida, mas coitadinho só deslizou uns míseros 5 metros mais para a direita.
Mas em compensação, ate vai levar um azulejo novo, para repor a sua identificação.
E são estas as pessoas íntegras, sobredotadas de valores morais, cívicos e patrimoniais, que são capazes de praticar actos de puro vandalismo, contra o nosso património em plena luz do dia, aos olhos de todos os maiatos e autoridades. E ficam impunes, como se fosse uma simples cuspidela para o chão.
Temos pena meus amigos, mas são estes que se dizem os exemplos da MAIA.
Há! Meu caro chofer-da-fragonete parece-me que esta mal informado!... Esta não é a segunda fonte, olha que já vamos na quarta, com excepção da que foi abalada para as retretes da Calheta.
Afinal você tem razão. Levamos todos estes anos tanta areia prós olhos que possivelmente estamos a ficar ceguinhos.
Agora!... Só nos resta esperar que os senhores presidentes da JUNTA e da CÂMARA nos ofereçam viagens a CUBA, p’ra fazer-mos tratamento, a ver se enxergamos melhor.
Mas de forma como são eles ineficazes, ate preferem que andemos ás apalpadelas, assim já não VEMOS: e se não vemos, não reenvindicámos.
BOA DEMOCRACIA
Só que esquecem-se doutra questão bastante importante.
Pode-se construir á vontade, até já se pode ir decorando as casas, enquanto espera-se pelo ALVARÁ. Afinal a nossa CÂMARA leva tanto tempo a apreciar milimétricamente as plantas que mais vale não perder tempo, porque tempo!... Para estes é um dinheirão.
Então melhor é meter mãos á obra e quando chegar o ALVARÁ, faz-se a festa 2 em 1.
Porque cunhas ohhhhhhhhhhh!... (Not problems)
E sobre o GNR em questão, actual proprietário da dita cuja (casa) coitadinho é o último a falar e quando chega a sua vez só tem mais é que se calar, porque tá rodeado de sabichões mas com asas. Isto é uma nova espécie exclusiva da MAIA.
Bom, as asas já têm, mas isto de levantar vooooooooooooooooooo ena pá!... É que tá muito complicado!...
Obrigado pela vossa atenção, porque afinal o nosso tempo custa népias néh?
Isto de quem não se sente, não é filho de boa gente. Agora só nos resta dormir sobre o assunto porque o amanhã dirá?!...
Se estivermos cá para ver.

(Para quem tiver capacidade de reflectir)
Nunca proclame a sua honestidade.
Ela não é privilégio que se proclama, mas dever que se cumpre. Ela é o seu bilhete de identidade.
A honestidade é a imagem de qualquer pessoa que se presse.
Traga-a sempre, mas sempre consigo, como o seu maior tesouro, mas traga-a no seu SER, não como mostruário de si mesmo.
Não queira apenas parecer honesto. É muito pouco. É muito superficial.
Seja honesto onde quer que esteja, onde quer que vá, seja o que for que esteja a fazer.
Seja o que a dignidade humana lhe ensinar – honesto, recto, digno de si mesmo e merecedor do respeito dos outros.

Anónimo disse...

M. A.
21-21-21-21:

Olhem só o careca (97), ke é mesmo levado da breca!

Anónimo disse...

Parece que espaço não falta para fazer uma garagem ao lado da fonte que lá havia!
Agora é tarde demais! Vamos á próxima!

Anónimo disse...

Já que o fontenário vai ter um azulejo novo para sua identificação, vamos lá arranjar aqui um nome novo para o fontenário:

Anónimo disse...

Que tal,..... "A Fonte Mais Pr'a Direita".

Anónimo disse...

Esta é a primeira vez que escrevo neste blog.
Fiquei surpreendido com esta notícia da fonte.
É um verdadeiro atentado ao património. Isto só vem dar razão à minha teoria sobre estes bofias... São todos uma cambada de ignorantes. Só estão ali porque não sabem fazer mais nada... Que exemplo é este que tu estás a dar ó GNR? Faz o digo não faças o que eu faço. É este o teu lema?
Também o que mais me choca é a passividade das autoridades da freguesia e também as do Concelho. Como é que uma Câmara autoriza uma coisa destas? Será porque é conhecido de um pseudo-Vereador Rita... Que também é como as mulas a que o anónimo do dia 12 de Maio de 2008 15:15 se refere.
Depesço-me indignado com a falta de civismo deste tipo de pessoas.
Só me apetece dizer que são uns lepras e consequentemente pelacias.

Abraços

Anónimo disse...

Errata:
Queria dizer que concordo com o

M. A.
21-21-21-21
29 de Abril de 2008 9:56

E não com o que referi acima.

Cumps

Anónimo disse...

Arrepeito de nomear essa fonte.
Acho boa ideia e até imperativo que o nome que for escolhido reflita o acto de vandalismo e grande atrevimento que esse sujeito teve.
Que o nome que derem á fonte recorde o acontecimento, já que esse grande malandro ficou impune.
Que fique para a posteridade como lição, tanto para esta ignorante gentalha, como para os ignorantes que supostamente os regem, que estas coisas não se fazem.
Nenhum individuo tem o direito de "desviar" património da freguesia para servir as suas conveniências pessoais.

Anónimo disse...

Hoje vim a este blog e deparo-me com outra polémica relacionada com um fontenário.É pena as pessoas aproveitarem este espaço para atacar uns e outros e não procurarem as informações nos devidos lugares e aí deixarem as suas reclamações.
Que eu saiba ninguém dá autorizações de construção, quando se pretende alterar ou mudar alguma coisa do Património LOCAL sem consultar as autoridades da FREGUESIA( neste caso, a autarquia) ´
É VERDADE QUE O PODER RESIDE NO POVO MAS ESSE PODER NÃO LHE DÁ O DIREITO DE INSULTAR AS PESSOAS.Agora dirijo-me ao responsável do bloG que continua a aceitar comentários insultuosos e com nomes de pessoas´.É LAMENÁVEL O SEU CARÁCTER.
TENHO DITO

Anónimo disse...

ola a todos,estou indignado que ainda em 2008 ainda ha tanta gente mesmo ignorante e burra nessa terra(Maia).Apesar de nao viver mais nessa terra,pensava ua vez no seculo 21 as pessoas mudassem,mas nao...continuam as mesmas biatas(homens e mulheres)de sempre,e aqueles que pensam que sao os ''reis da Maia'',pois enganam-se porque continuam a ser os mesmos merdas de sempre.Mas tudo o que vem de cima cai nos olhos um dia,e começa a pagar-se por cada geraçao que passa.Hoje em dia,essa joventude sao o fracasso dos pais,tudo o que os pais sao,refelte nos jovens,...mas atençao,nao sao toda a gente que reflete nos olhos dos seus pais,mas na maioria sao uns fracassos que se pensam ''the king''...a verdade dizer ,uns outros merdas da sociedade.So desejo uma coisa,que as pessoas metem na cabeça que nao sao os unicos nessa terra,que essa joventude que faça qualquer coisa de util,em vez de estar pelos cantos a depender dessa merda de droga.E esses homens que se pensam que sao qualquer coisa,rebaixam-se a sua ignorâcia,porque ainda existe essas mentes de velhos e velhas biatas de merda.
E mais ainda,que se conservam os poucos monumentos e patrimonios dessa pequena terra,...aonde é que ja se viu,arrancar um patrimonio para fazer uma garagem:passa cà asnos.!!!!!!!!!!

Anónimo disse...

vivam as suas vidas e deixem as dos outros em paz.

Anónimo disse...

E quando a vida dos outros nos afectam?

Anónimo disse...

nao vejo em que e que isso vos afecte.estao silpesmente a construir a sua casa.arranjem outra coisa de que falar porque este assunto ja deu o que tinha adar.ja enjoa.vaem todos a fafa e deixem os donos da casa em paz e deixem-e de bocas tols e conversas foleiras.o que interresa a que a fonte la apareca o mais acima ou abaixo ou dentro ou fora nao interresa.

Anónimo disse...

És é um pedaço de asno!!!!!!!!!

Eh malta que tal desviarmos a torre de Belém aqui prá Maia. Mais pra norte mais pra sul mais pras ilhas não interessa. Caguei-te mariano.

Anónimo disse...

Tinha a minha opinião, fundamentada, sucinta e clara, mas depois de ler isto cansei-me e achei que era tudo uma perda de tempo e que ninguém aqui merecia sabias palavras.
Temos pena, a vossa tristeza, o vosso mau carácter e vontade, movidas por historias e ideias retrogradas que provem da ignorância, fazem com que este blogue, que não é mais do que um bocadinho de evolução( das janelas das casas medíocres para as Windows do explorer), vos apodreça ainda mais.
Espero não voltar aqui tão cedo.
Saúde e que não haja muita gente com fontes à porta para cair nas vossas bocas indignas.