terça-feira, 6 de outubro de 2009

Lista CDS- PP

Cabeça de Lista:
Eduardo Branco, 46 anos, Guia Intérprete, Bombeiro Profissional e Criativo de Eventos;

Restante Lista:
Madalena Motta, 38 anos, Técnica de Restauro e responsável no Chá Gorreana;
Roberta Medeiros, 23 anos, Técnica Superior de Serviço Social;
Engº Hermano Motta, 67 anos, Empresário e Industrial de Chá;
Daniel Sousa, 29 anos, Motorista;
Lurdes Lindo, 53 anos, Empresária e Artesã;
Guilherme Frias, 49 anos, Técnico de Manutenção de Aeronaves;
Miguel Sousa, 34 anos, Comerciante;
Bruno Froes, 22 anos, Estudante;
Vítor Serpa, 22 anos, Empregado de Comércio;
Carlos Bettencourt, 44 anos, Informático;
Leonilda Pereira, 46 anos, Enfermeira;

Esta Lista de 12 elementos Independentes pelo CDS-PP, só aparece porque este partido teve conhecimento que não tinhamos conseguido as assinaturas necessárias, e reconhecendo a qualidade das propostas e dos seus elementos, entendeu que substituíssemos a sua própria Lista por completo, assegurando não interferir nas nossas intenções.
Pouco visto, não é?
Assinado: Eduardo Branco
Podem consultar o Programa desta Lista em http://maianossa.blogspot.com/

17 comentários:

Anónimo disse...

DEBATE ENTRE CANDIDATOS À MAIA
Faço aqui um desafio/convite a todos os outros candidatos, para um debate/sessão, esclarecedor dos propósitos que cada qual tem para a Nossa Maia. Informo que os Candidatos José Eduardo Pereira pelo PSD e Antero Quental pela CDU, aceitaram graciosamente este convite, que pessoalmente fiz.
Aguardo que o Candidato Jaime Rita pelo PS, aceite graciosamente este convite para estar nesta sessão de esclarecimento.
Desejo que seja uma sessão pública no Salão da Junta ou no Auditório da Escola, para todos poderem presenciar. O Salão paroquial, por motivos evidentes, não está disponível. Isto revela-nos a necessidade que a Maia tem de um Auditório/Cinema Multiusos.
Este Debate deverá ter moderador.
Entendo que desta forma, o voto estará melhor orientado.
Tambem espero, que todos os candidatos e o público mantenham o civismo e o espírito democrático.
Assinado: Eduardo Branco

Anónimo disse...

Eduardo, quando vai ser este debate. Vai ser amanhã, a que horas? Não te esqueças que o periodo de reflexão eleitoral é de 48 horas antes das eleições.

ora está aí uma ideia genial, fazer um debate entre candidatos. Isso é coisa nunca vista por estas bandas. Viva a democracia

Cotonete

Anónimo disse...

pelos vistos falta a lista do p.s isto assim nao vale...

Unknown disse...

o jaime não gosta de debater .
se fosse para enfiar umas chatas o jaime gostava.
Democracia não é violencia nem a lei do mais forte .
Força branco.ensina o JR que democracia é aceitar o outro e as suas ideias e não as ideias que vem dos musculos.
Viva a democracia

Anónimo disse...

ehhh joao va mas e lavar trapos...innvejoso

Anónimo disse...

TANTO TEMPO EM CAMPANHA AGORA E QUE SE LEMBRARAM DE DEBATE...
O SR JAIME RITA NÃO TEM MEDO DE FALAR AO CONTRÁRIO DE ALGUNS QUE NO COMÍCIO POUCO ABRIRAM A BOCA...

A VERDADE É QUE ELE VAI POR-VOS TODOS A BAIXO PORQUE SABE AQUILO QUE O PS QUER PARA A MAIA E O QUE FOI FEITO MAIS QUE NINGUÉM...QUE VENHAM TODOS ELE "MATA 7 DE UMA VEZ..."E AO ENGRAÇADO QUE PENSA QUE ESTE SÓ SABE FAZER USO DA VIOLÊNCIA ENGANE-SE TEM MUITO BOA CABEÇA E MÚSCULO CEREBRAL PARA FAZER AVANÇAR A MAIA ... DOMINGO VAMOS TER A PROVA...PARA QUE TODOS QUE AQUI ANDARAM A ZOMBAR MAL DO PS...QUE AQUILO QUE QUEREMOS É AVANÇAR MAIA...

Anónimo disse...

Afinal o debate sai ou não sai?

Gostava de ver isso. Se o JR não aceita só demonstra deficit democrático e a asfixia democrática que se viverá se ganhar as eleições.

Faça-se entre o PSD e o CDS.

Rolando

Eduardo Branco disse...

Quanto ao debate, recebi tambem a concordância do Candidato Jaime Rita e está alinhavado para 6ª feira às 20H00 no Coreto antes da Festa do PS, pois o Salão da Junta pela sua dimensão deixaria pessoas no exterior e sem oportunidade de assistir.
Este agendamento carece ainda da concordância do José Eduardo Pereira.
Assinado: Eduardo Branco, Candidato Independente pelo CDS-PP

Eduardo Branco disse...

INTENÇÕES PARA A LOMBINHA DA MAIA
- Recuperar quintas, pomares e vinhas na área geográfica da Maia, com ajuda da Junta, que providencia sementes e plantios; - Introduzir castas comerciais adequadas às encostas ecológicas que vão das Eirinhas à Viola, para produção de vinho único, substituindo a de cheiro e recuperando a cultura da vinha; - Promoção de exploração leiteira de pequena dimensão ao turismo; - Pugnar por um passeio (na medida do possível) até à Maia com alargamento e correcção do ramal da Lombinha - Negociar com os proprietários do Monte Sapata (quinta: casa e arribanas, mais a construção em pedra (lagar comunitário)), para que neste se crie um complexo turístico; - Implementar Trilho das estradas regionais até ao Monte Sapata; - Regularizar Caminho da Grota dos Vimes que está desnivelado e sem atalho para a Viola; - Contribuir para licenciamento de terrenos para lotes espaçosos; - Florir as ruas e instalar mais papeleiras e mais iluminação;
- Promover parque de estacionamento entre estrada regional e ramal da Lombinha, com arruamento dando acesso às traseiras das casas; - Promover o alargamento, correcção e Baia de estacionamento do Caminho do Mato; - Construir WC /Sanitários Públicos nas imediações do Parque Infantil, servindo toda a Lombinha;

Eduardo Branco disse...

- Aterrar e regularizar a frente da Tecelagem, “O Linho” para estacionamento de autocarros de turismo; - Nova utilização para o pólo da escola profissional que vai fechar e combater a droga no seu recreio; - Definir espaço para o grupo folclórico e outros grupos. Lançar DVD e postal do Grupo Folclórico; - Promover a construção de Miradouro com merendário e jardim do pôr do sol na Estrada Regional; - Requalificação do espaço envolvente à Santinha na Estrada Regional; - Pressionar para o saneamento básico e a asfaltagem da estrada regional; - Comprar e recuperar alguns Moinhos da Orla Marítima; - Sinalizar e promover o Pico do Melo como local para descolagem de parapente; - Promover a instalação de Multibanco e instalar um Posto de Turismo, numa parceria com a Tecelagem “O Linho”; - Promover a instalação de um Posto de Internet; - Promover Parceria com a Santa Casa para divulgar e gerir a Casa Museu; - Editar Postais da Lombinha com diversos aspectos / Publicar brochuras; - Promover a construção de Miradouro e estacionamento por detrás da Igreja ; - Parceria para promoção da tecelagem e do linho, para cursos de formação, artesanato diverso e merchandising;

Eduardo Branco disse...

Intenções da Lista de Independentes pelo CDS-PP

Cabeça de Lista-Eduardo Branco; Restante Lista: Madalena Motta; Roberta Pereira; Engº Hermano Motta; Lurdes Lindo; Daniel Sousa; Guilherme Frias; Miguel Sousa; Bruno Froes; Vítor Serpa; Carlos Bettencourt; Leonilda Pereira;

Construir uma Vila onde as pessoas, Instituições, Organizações, Associações, etc., se comunicam, ajudam, interligam, reúnem, festejam, constroem, fazem equipas e grupos, etc., sem “Partidarites”.

Brasão da Maia
- Adquirir, recuperar e disponibilizar Moinho/os, para turismo.
- Construir Triatro/os, para Impérios Antigos que perduraram no tempo.
- Desenvolver esforços para criar núcleo museológico sobre Pesca Artesanal na Maia, a construção naval local e todas as histórias de mar.

Desenvolvimento Económico e Empresarial
- Plano para desenvolvimento do Empreendorismo e emprego na Maia e restante ZORG. - Actualizar números de desemprego local e competências, etc.
- Plano estratégico para desenvolvimento económico da Freguesia, com apêndices em Freguesias da ZORG (Zona Oriental da Ribeira Grande);
- Promover a criação da Rádio Maia em Parceria com a Rádio Atlântida.
- Promover Núcleo de empresários da ZORG e um Guia do nosso comércio e serviços.
- Publicação de um Boletim económico de Freguesia e da ZORG.
- Promover parcerias de Divulgação da Maia e ZORG.
- Capitalizar em “tantas” maia valias que a Maia e a ZORG possuem.
- Elevar mais ainda o nosso Chá Gorreana, através de várias acções.
- Comissão de estudo para alteração do PDM da Maia, que apresenta erros graves e irremediáveis para o seu desenvolvimento.
- Comissão Preparatória da 1ª Fase – Maia a Vila. Estruturar a Maia para futura Vila.
- Lobbies para o desenvolvimento da Maia.
- Plano para desenvolvimento do Empreendorismo e emprego na Maia e restante ZORG.
- Promover a nossa restauração fora de portas e consumindo os seus serviços.

Eduardo Branco disse...

Agricultura e Pescas
- Desenvolvimento de agricultura biológica individual e comunitária.
- Recuperar quintas, pomares, hortas e vinhas na área geográfica da Maia, com ajuda da Junta, que providencia apoio técnico, sementes e plantios.
- Fomentar a introdução de novas castas para substituir a norte americana Isabela, no propósito de criar um vinho de qualidade comercial que venha projectar emprego e a Maia.
- Promover a construção de um Lagar e de um Forno comunitário, para desenvolver microempresas e mesmo Cooperativas de Produtores, e até mesmo de economia solidária.
- Junta aluga terrenos aos talhões, para população ter a sua horta e plantios. Junta promove o desenvolvimento de diversos negócios virados para o mar e pesca, facilitando também um centro de divulgação, promoção e contactos.
- Promover parcerias com embarcações locais, para ocuparem turistas durante a sua faina piscatória, mediante retribuição financeira.
- Lançar o nosso Ouriço de mar na Ementa dos Mariscos de grande valor.
- Utilizar a última moda em pesca de corrico, para promover o nosso peixe.
- Requalificação e protecção da nossa Orla Marítima.
Juventude
- Fazer reaparecer a Associação Juvenil Bom Porto.
- Fomentar novos agrupamentos de escuteiros, tais como Escuteiros Marítimos.
- Criar Pontão de embarque/desembarque, fixo ou desmontável, sem grande impacte ambiental, visual, prático ou mesmo histórico.
- Atribuir responsabilidades aos jovens, em eventos actuais e a criar.
- Promover uma escola de música que se estende da Tradicional à moderna, sem esquecer instrumentos apropriados a conjuntos.
- Promover cursos de DJ para discotecas e eventos.
- Promover Workshops, sempre liderando a inovação.
- Promover a construção de polivalente de ar livre, de livre acesso.
- Promoção de novas modalidades, tais como apneia, mergulho olímpico, natação e a recuperação das de grande história na Maia.
- Promover o associativismo, levar os jovens a se federarem, a almejarem objectivos olímpicos, etc.
- Desenvolver inicialmente, um Núcleo do Clube Naval de Ponta Delgada evoluindo para Clube Naval da Maia.

Eduardo Branco disse...

Educação e Formação
- Plano de certificação e revalidação de competências (9º ano de escolaridade e outros) para a Maia e restante ZORG.
- Dinamizar cursos de Formação, parcerias para atribuição de Bolsas de Estudo. - Protocolo com Empresas e Entidades, para estágios de aptidão profissional.

Problemáticas Sociais e Segurança
- Plano de luta contra as dependências na Maia e restante ZORG.
- Plano de luta contra o Tráfico de drogas na Maia e restante ZORG.
- Plano de luta contra os roubos, a violência, vandalismo e todos os crimes em geral.
- Plano de vigilância da Maia e suas localidades pela vizinhança.
- “Caça” ao Tráfico de droga, em estrita colaboração com a PSP e população.

Turismo
- Parcerias para instalar Postos de Turismo na Maia, na Gorreana, na Lombinha e em Ponta Delgada junto ao Hotel Marina.
- Promover a Gastronomia e Produtos locais (Massa Sovada, Chouriço, morcela, etc) e da ZORG.
- Na continuação do trabalho de promoção feito pelo actual Presidente Toni Rodrigues, em relação às “Pombinhas de Massa”, promovê-las ao nível do Bolo Lêvedo, registando a sua origem e criando um novo negócio na Maia.
- Ajudar a promover o Museu do Tabaco da Maia – uma nova pérola nas mais-valias da Maia.
- Brochuras Turísticas sobre a nossa área do Parque Marinho de São Miguel e a nossa área de Encosta Ecológica.
- Criar uma rede de Trilhos, não só com os existentes, mas criando novos.
- Implementação de geocaching na Maia, aproveitando a moda internacional do GPS.
- Instalar uma webcam na praia da Maia para acesso directo ao estado do mar.
- Fomentar a recuperação e criação de novo Artesanato local.
- Plano de desenvolvimento Turístico da Maia e restante ZORG.
- Plano identificando áreas de interesse turístico e investimento, pólos de atracção turística, etc.
- Implementar sinalética turística sobre a Maia, nas estradas da ZORG e na própria Maia.
- Sinalizar o Pico da Vigia como local para descolar de Parapente e futuro miradouro.
- Planos de incentivo a visitar a Maia e restante ZORG.
- Bar do Calhau D’Areia explorado por empresário virado para o Turismo com obrigações de equipamentos de praia.
- Criar e promover Merchandising da Maia, incluindo mascotes e símbolos.
- Fazer Cascata na rocha por detrás da Fonte Velha, descobrindo toda a rocha e orientando a àgua que lá escorre.
- Criar várias “salas de visita e estar”, começando pelo Calhau d’Areia /Praia da Maia com uma condigna requalificação em toda a sua extensão e restante Orla Marítima.

- Promover a Calheta/Frade como uma das melhores piscinas naturais da Ilha, requalificá-la, protegê-la do Betão, instalar sazonalmente uma prancha de mergulho e uma Jangada para implementar como desporto, a práctica de mergulho olímpico e apneia. Também fazer a protecção da colónia de Garajaus, que lá existe, além evidenciar e tornar acessível por terra a maravilhosa Gruta “Boca da Furna”.
- Promover a construção de um Parque de Campismo Rural e atrair massa crítica local e estrangeira, ao nosso comércio e serviços.
- Plano de Incentivos e acompanhamento de proprietários na preparação, promoção, reservas e aluguer de suas casas a turistas.
- Criação de um Site de Divulgação Geral sobre a Maia com diversos “Links”.

Eduardo Branco disse...

Cultura, Desporto, Lazer, Ambiente e Festas
- Promover a gravação de CD da Banda Lira do Espírito Santo da Maia
- Promover o lançamento de livros diversos sobre a Maia
- Promover o lançamento de DVD’s sobre a Maia
- Promover o lançamento de Postais e Guias sobre a Maia e também da ZORG
- Criação de um Site de Divulgação Geral sobre a Maia com diversos “Links”
- Promover Núcleos Museológicos de temas queridos da Maia.
- Encontrar parceiros para organizar um Festival Musical único.
- Encontrar parceiros para organizar um Festival Bianual de Curtas Metragens.
- Editar livro das Histórias e Memórias do Desporto Maiato.
- Activar esforços e implementar o Museu do Fotógrafo em parceria com a família do fotógrafo Laudalino, na utilização de todo o seu espólio.
- Recolha e organização de nomes notáveis, que ajudaram a “construir” esta nossa Maia e de outros que se notabilizaram fora dela, para efeitos de registo e Publicação.
- Recolha de Testemunhos sobre o percurso profissional do Dr. Roberto “da Gorreana”, e sua publicação.
- Concurso de ideias para temáticas a estudar, para posterior publicação.
- Novos miradouros, merendários e zonas balneares, etc.
- Criar jardim nas margens da ribeira a norte da ponte da Laginha, arborizando e florindo com Fetos Arbóreos, Camélias, Azálias, Hortênsias, Endémicas diversas, etc.
- Requalificar o Jardim do Coreto, criando um local para palco de grandes dimensões.
- Criar muitas sombras com árvores, porque o futuro será mais quente.
- Plano de aproveitamento de águas e promoção da sua qualidade.
- Vigilância e denúncia dos infractores na deposição de lixos e entulhos.
- Promover a poupança de energia e água. Promover as energias alternativas.
- Requalificação de margens de algumas ribeiras em parceria com a Secretaria do Ambiente.
- Plano de Eventos e Festas com participação dos promotores, evitando conflitos de datas. - Plano para manutenção e criação de “Áreas Tranquilas, dias ou semanas tranquilas”.
- Incentivo às actividades físicas e à implementação de um Ginásio de manutenção física.
- Esforços na concretização de um auditório, cinema e outras artes.
- Acertar com proprietários a criação e qualificação de espaços verdes (ex: A Cidreira).

Eduardo Branco disse...

Património
- Realçar a Maia e a sua inserção no Parque Marinho de São Miguel.
- Plano de identificação, protecção e recuperação do nosso Património construído.
- Plano de identificação, protecção e requalificação do nosso Património Natural.
- Recolha e organização de Património Cultural Imaterial/Tradições pela oralidade.
- Recolha e compilação do Património Cultural Literário, Teatral, Artístico e Musical.


Protecção Civil
- Comissão de Protecção Civil na Freguesia.
- Plano de emergência para a Maia, Gorreana, Calços e Lombinha com apoios das Freguesias limítrofes, etc.
- Promover a definição do local e instalação de Heliporto.
- Criar equipas locais em voluntariado para assistir em situações críticas.
- Fomentar o Radioamadorismo através de parcerias.
- Definir Máquinas, viaturas e embarcações, para situações críticas.
- Definir pontos de encontro e assistência, acessos/escapatórias terrestres conforme as situações.

Habitação
- Activar esforços para avanços do Loteamento.
- Actualizar necessidades de habitação.
- Requalificar traseiras das casas do lado nascente da Rua do Calhau.
- Promover a “Lavagem de cara”, em fachadas degradadas.
- Assistência por critérios, a problemas nas habitações.

Rede Viária e Circulação
- Requalificação de ruas, caminhos e estradas com a colaboração de vários proprietários.
- Plano para a Maia e restante ZORG sobre ciclovias e percursos caminháveis sem perigo para os utentes. - Promover uma comissão para a concretização de espaços e Parques de estacionamento, corrigindo a vergonha, o estrangulamento e o abandono a que a Maia tem sido sujeita.

Acção Social
- Cartão MAIA, com descontos, benefícios, acessos gratuitos, etc, em São Miguel.
-Promover parcerias, com IPSS, com empresas e entidades públicas e privadas, Câmara Municipal, Governo Regional e com as forças vivas da Maia, no objectivo de alcançar sempre o melhor desenvolvimento social para a população em particular Idosos, Jovens e crianças. - Implementação de um Banco de Tempo em benefício da Comunidade.
- Implementação de um Banco de dádivas, benfeitores, investidores, etc.

Saúde
- Plano de contingência e minimização para a Gripe A.
- Consulta médica ao domicílio sob condições e critérios para pessoas debilitadas.
- Parcerias com Seguradoras para planos de saúde, acidentes pessoais e vida.
- Parcerias com clínicas de saúde oral, pele, etc.

Localidades
Calços da Maia
- Promover a abertura de estrada entre Calços e Gorreana.
- Promover a melhoria do acesso dos Barreiros e a continuação de obras já lançadas.
Gorreana
- Promover o embelezamento da localidade e sinalizar as direcções para a fábrica do chá.
- Promover a construção de uma ponte pedestre turística, a norte da ponte da Gorreana.
- Promover parceria para a requalificação da Mata Jardim na Cidreira e do seu moinho.

Lista de Intenções para a Lombinha da Maia – Em anexo

Votemos Todos pela Maia com Futuro
Vote em Nós « » Vote CDS-PP

Anónimo disse...

muito bom programa.

Anónimo disse...

No dia 8 de Outubro de 2009 às 20:57 um sujeito/a defendeu o Sr Jaime Rita com unhas e dentes. Sr. sim porque temos que respeitar todos, agora serem aproveitadores e, como a maior parte da lista do P.S, XUPISTAS, aí é que não. É pena que as pessoas só olhem para o seu umbigo e puxe cada um para si e então a Freguesia em questão? MAIA lembram-se???? A lista é mesmo péssima tudo aproveitadores, sem excluir ninguem. Mesmo assim o P.S ganhou, Parabéns - mas como a maior parte da população da Maia e outras gostam é de comer e beber aceitam um "vereador expulso da câmara" para ser Presidente da Junta... Mas podemos ser sinceros/as o Sr. JR tem jeito para a coisa e para apelar pessoas. Só espero que possa fazer pela Maia aquilo que ela realmente NECESSITA.