sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Santa Casa da Misericórdia da Maia discute Eutanásia

"Testamento Vital - Solução Final/Via para a Eutanásia" é o nome da palestra que se realizará a 16 deste mês, pelas 20 horas, no Centro Social e Paroquial da freguesia da Maia.

A problemática em torno da morte assistida será objecto de reflexão nesta iniciativa da Santa Casa da Misericórdia do Divino Espírito Santo da Maia. Um encontro a que se irá associar e dar a sua opinião Daniel Serrão, médico e professor catedrático jubilado da Faculdade de Medicina do Porto. Serrão é vogal do Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida desde 1991 e representante de Portugal no Comité Director de Bioética do Conselho da Europa. Entre as suas várias distinções incluem-se dois prémios Pfizer (1958 e 1971), Prémio Nacional de Oncologia (1992), Prémio “Nunes Correia Verdade de Faria” (2006), Prémio “Pedro Hispano” (2009) e Medalha de Ouro de Serviços Distintos do Ministério da Saúde (1998). Tem publicados mais de 300 trabalhos de carácter científico ou de reflexão cultural sobre a Bioética.

Paulo Faustino
Açoriano Oriental, 09-11-2009

35 comentários:

Anónimo disse...

Muito bom. Vale a pena sair de casa para ouvir um homem daqueles falar.

Santa casa está de parabens.

Anónimo disse...

Participei nesta Palestra, a qual foi muito enriquecedora. Mais uma vez a Santa Casa da Maia trouxe-nos um assunto que é importante todos nós termos conhecimento. Gostei de ver que participaram muitas pessoas, não só da Maia, mas também das freguesias vizinhas e outras. Deixo aqui os meus parabéns à Santa Casa da Maia por ter esta iniciativa e que surgem muitas mais!

Unknown disse...

Bom dia
prezo que a santa casa tenho organizado esta palestra.
Agora a junta e a casa do povo e Jaime rita é festas castanhas e cerveja nas mãos de crianças com 12 e 13 anos.
Daqui a uns anos dizem que é preciso ajudar os pequenos devido á droga .
Ja pensarem o caminho que estão a encaminhar os miudos .
Peço que pensem um pouco.

Anónimo disse...

Este blogue é uma palhaçada de palhaças! Dizem no fundo da página que não se responsabilizam pelos posts colocados. Só atrasadas mentais podiam escrever tanta anormalidade sem punição pois são inimputáveis. Mas há quem esteja a trabalhar para resolver o problema!

pai natal disse...

este joão só diz coisas contra a pessoa jaime rita e contra a junta. porque será? será pelas dores de cotovelo ou será de inveja, porque só criticas oh ventas de caiaque.

Anónimo disse...

DIGAM ME ... QUE SE PASSA COM O FUTSAL DO MAIA CLUBE AÇORES?????

Anónimo disse...

maia clube açores .... o desmoronamento???

Anónimo disse...

Eh...estão tão incomodadodos com este bloguesinho. Porque fala no nome desse ou daquele em tom de critica. Mas quando as pessoas dizem bem, viva este...viva aquele... não vêm estes mesmos reclamar, arreganham o dente de contentes porque estão a falar bem deles.Temos de saber ouvir as criticas da mesma forma que ouvimos o que se diz de bom.

Desde que não digam que as pessoas são ladras, corruptos e assassinos deixa esta gente falar que é para ver se muda alguma coisa

tenho dito

Anónimo disse...

pq que sera q o dono do blog nao colocou a minha mensagem????

Anónimo disse...

Eu gosto de frequentar este blog. E como estou longe da minha terra sempre vou sabendo o que se passa por aí.

Criticas à parte este blog tem contribuido para divulgar e bem a nossa querida terra.

Manuel P.

Anónimo disse...

boa noite...é raro vir aki ao blogue....fikei Decepcionada e muito desapontada por apenas ter sabido k existiu esta palestra....pk n divulgam a informaçao junto da populaçao?????
n custa nada....né???onde esta fixada esta informaçao????
se foxe algum mexeriko.....td sabiam...tenho pena de n ter assistido a esta mui nobre palestra....
mas que o dignissimo responsavel pela santa casa da proxima vez tenha em atençao em divulgar mais esta informaçoes.....mas mesmo assim estao de parabens pela iniciativa......
espero poder assistir às proximas!!!!

e ja agora pk n realizar uma sessao de sensibilizaçao/informaçao sbre temas de extrema importancia tais como: diabetes; hipertensao;obsidade;toxicodependencia(este é sem duvida um problema EMERGENTE na nossa freguesia);....
e apenas mais uma mera opiniao pk convidar prelectores da maia?????
temos muita muita gente, felizmente com formaçao superior!!!!

ass: Nurse

Anónimo disse...

Realmente o MAIA CLUBE DO MEU CORAÇÃO, ANDA MAL, MUITO MAL, quando tudo caminhava bem, de um ano para o outro .... foi se por água abaixo.

Anónimo disse...

Qual? Aquele que dizia que o JR devia levar o dono do blog a tribunal ou aquele que mandava uma dada pessoa da freguesia para o outro lado, sem acrescentar nada mais, ou aquele que fazia acusações muito graves sobre sobre outra?

O Chófer-da-frágonete

Anónimo disse...

Meu deus... para onde o MAIA DO MEU CORAÇÃO está caminhando?

Anónimo disse...

É verdade ... caminha para a desgraça.Que se passa?

Anónimo disse...

É com dor, tristeza e uma certa melancolia que vejo o meu MAIA C. AÇORES cair desta maneira. Fico desolado deste lado do atlantico quando recebo as noticias desportivas do nosso MAIA.

Anónimo disse...

Alguem terá de nos explicar o que se passa com o MAIA CLUBE AÇORES, ou nao?

Anónimo disse...

amigo parece que sonhas com o maia mas para ti deve ser um pesadelo com tanta preocupaçao tua,ja pagaste a "cota" se sim entao diz aos dirigentes o melhor caminho a seguir ja que gostas assim tanto do MAIA,neste momento o MAIA tem cerca de 60 atletas divididos por meia duzia de dirigentes, que para alem das suas vidas profissionais dedicam bastante do seu tempo livre ao MAIA CLUBE DE TODOS NOS, e tu e mais alguem so sabem criticar sem nunca darem a cara.

Anónimo disse...

Realmete tens razão,... infelizmente...

Anónimo disse...

já que é o MAIA do vosso coração, ajudem em mante-lo, porque possivelmente quem la está deve tar cansado pois bastante ja fizerem por muitos anos por esse clube, e isso desgasta-se...se eu fosse a eles dava a "chave" a quem quizer, aos que tem o clube no CORAÇÃO(hipocritas)

Anónimo disse...

como disse o outro "UM VINTEM É UM VINTEM, UM CRETINO É UM CRETINO" como voces nao tem cultura para falar sobre o tema da Eutanásia, falam nos MCA para ver se da frutos...deviam agradecer por termos ainda um clube, onde o meu e o teu filho podem estar, porque com o que se critica, aquela gente devia mas era mandar tudo a M.... e voces que conduzissem o clube do coração..cretinos

Anónimo disse...

Para quê tanto nervosismo? São ou não são os coveiros do clube?

Anónimo disse...

Não mandam á merda ... tenho a certeza que não, porque nao querem sair dos seus pelouros , até pensam que aquilo é deles´.É como se fosse algo adquirido. Ponto final.

Anónimo disse...

Nervosos quem ? os dirgentes do MAIA CLUBE DOS AÇORES, nem os dirigentes e seus colaboradores andam nervosos, agora tu sim andas cheio de inveja por nao pertenceres ao MAIA,e nao poderes dar a tua opiniao, e ja agora nao pareces que sejas tu o salvador do Maia, nao tens estofe para estas andanças, so sabes criticar e as coisas nao se resolvem com criticas,mas sim com dialogo.

Anónimo disse...

quando falas em pelouros parece que eles ganham alguma coisa com aquilo, alias tens razao ganham xatices, e ainda vem burros como tu falar...tem juizo e mete-te em casa porque com essa conversinhas ve se que nao tens gabarito para isso...

Anónimo disse...

Dialogo??????qual dialogo? nunca existiu, nao sabem isso o que é,só um é que sabe o que se passa os outros amanham se e calam se ... porque será?

Anónimo disse...

porque defendem o que nao tem defesa?

Anónimo disse...

Para que o MAIA nao seja um dado adquirido dos actuais dirigentes, ho esperto iluminado porque nao apresentas - te uma lista em junho passado e passavas tu a gerir o MAIA, espera mais dois anos e meio, mas se quizeres começar a estagiar os treinos sao a porta aberta, so queremos saber por onde queres começar, apresenta-te.

Anónimo disse...

Ja sei que contigo a frente do MAIA, ia ser diferente pela simples razao de seres diferente, ia haver muito mas muito dialogo muitas reunioes, so o que ia faltar era tempo para te sofrer.

Anónimo disse...

E NAO E VERDADE QUE O MAIA CLUBE DOS AÇORES ANDA PELAS RUAS DA AMARGURA QUE JA BATEU NO FUNDO E QUE NEM OS MERGULHADORES CONSEGUEM DE LA O TIRAR, E ACABA DE SER CAMPEAO DA SUPER TAÇA DE FUTSAL DE. SAO MIGUEL, TENHAM VERGONHA DE COMENTAR COISAS QUE NAO SABEM.
.

Anónimo disse...

eh pá! Ninguem é tolo, eu tambem por vezes critico mas nos sabemos perfeitamente que quando aqueles dirigentes sairem dali ninguem vai querer saber se o clube continua ou nao, é facil falar mas aquilo deve dar o seu trabalho, e verdade seja dita eles tem feito um bom trabalho, nada de excelente mas isso na Maia e dificil, mas como se diz mais acima temos 60 atletas,o que e muito bom, e quer queiramos quer nao deve ar o seu trabalho gerir isso....continuem rapazes que estarei no campo sempre para dar o meu apoio.

Anónimo disse...

A porta está aberta mas é para quem é director e nao aparece lá.

Anónimo disse...

ao anonimo do dia 9 de dezembro de 2009 das 21h12,Parece que tu nao es deste planeta, e que so sabes e criticar, os juniores estao treinando jogando perdendo e ganhando como todas as equipas, e com as condiçoes que o MAIA pode oferecer, agora tu deves ser ignorante para dizeres que os juniores acabaram, so acabavam se estivesses a frente dos destinos do MAIA.

Anónimo disse...

à gestora do blogue calhau dareia, fico baralhado com alguns comentários! entro nos comentários sobre o esclarecimento da eutanásia,e falam sobre o futebol do maia clube,espero que não lhe queiram dar o mesmo fim.
renato

Anónimo disse...

Tens toda a razão aqui, neste blog é assim. Raramente se fala do tema principal.

Começa-se a falar de alhos e logo passam prós bugalhos.