sábado, 6 de fevereiro de 2010

CARNAVAL...CARNAVAL

A festa carnavalesca surge a partir da implantação, no século XI, da Semana Santa pela Igreja Católica, antecedida por quarenta dias de jejum, a Quaresma.
Esse longo período de privações acabaria por incentivar a reunião de diversas festividades nos dias que antecediam a Quarta-feira de Cinzas, o primeiro dia da Quaresma.
A palavra "carnaval" está, desse modo, relacionada com a idéia de "afastamento" dos prazeres da carne marcado pela expressão "carne vale", que, acabou por formar a palavra "carnaval".
wikipedia.org

18 comentários:

Anónimo disse...

Carnaval na Maia!
Na minha infancia na Maia festejava-se o Carnaval com grande entusiasmo, eram os compadres, comadres,amigas e amigos,eram as pantas, que penso que é uma coisa só nossa, que iam durante a noite envoltas num lençol branco, para não serem conhecidas a casa de pessoas amigas fazer uma brincadeira, e evidentemente tomar um licorzinho para aquecer os ossos do frio da noite(como agora não vivo na Maia não sei se essa tradição se mantém), depois no sabado e domingo gordo eram as brincadeiras com farinha,cinza,entre os rapazes,para as raparigas que estavam ás janelas ou passavam na rua eram presenteadas com pó de arroz que era comprado na loja do sr carlinhos.No domingo e terça-feira da parte da tarde então sim, era o auge do carnaval com centenas de mascarados a percorrer as ruas da maia, com as pessoas ás janelas e varandas das suas casas, a brincar e falar com os mesmos, e de quando em vez atirando-lhes confetis e serpentinas,entre estas centenas de mascarados haviam uns grupos mais ou menos organizados que faziam uns bailinhos em frente de algumas casas, depois um do grupo fazia a recolha de umas patacas para a bebida,de realçar que durante todo esta época festiva o André Ganhofa também dava o seu contributo percorrendo as ruas com uma cama na mão a pedir malassadas, e dava resultado porque ele levava para casa algumas dezenas espetadas na cana. Já pela noite dentro na ponte que era onde se concentravam os mascarados e mirones então queimava-se o entrudo que era um boneco de palha, que depois de ter sido transportado nos braços de alguns mascarados, terminava ali a sua função.
Eram outros tempos!

Anónimo disse...

bom mais um carnaval dia em q muitos aproveitam pra tirar sua raiva em fazer estragos na casa dos outros ... carros "cagados" com mustarda grupos q em vez de se divertirem nao,dar porrada noutros e fazer "porcaria" enfim viva o carnaval se quizeres por as contas em dia com teus inimigos esta chegando a hora bom carnaval...FONTE VELHA

Anónimo disse...

parece-me que este blogue está indo á morte ainda bem para bem e estabilidade de todos. Adeus cobarders

Anónimo disse...

POEM O TEMA DO MAIA CLUBE DOS AÇORES QUE ELE RENASCE, SÓ ASSIM, DE RESTO, NADA!!!!!!!!!!!

Anónimo disse...

O que é que se passa com este blog?
Onde estão os anónimos, os que assinam com pseudónimos,etc, é que da discussão é que nasce a luz, portanto faço um apelo às marias, anas, fonte velhas, pedra queimada,h, renato, pedro penedo, para que continuem e escrever o que lhes vai na mente, ou será que já foram silenciados.
bom carnaval á moda da maia.
Zé Copía.

Anónimo disse...

estava a tentar saber mais algo sobre as chuvas torrenciais que se paasaram na maia.
Afinal ninguem diz nada por aqui?
dizem que ate foi bombeiros.
Estas noticias e que interessam, e nao a vida particular de cada um

Anónimo disse...

podes crer. As pessoas são tão pobres de ideias e espirito critico que só encontram materia para falar na vida dos outros.

quanto às chuvas aquilo esteve mesmo mau. A quebrada que caiu nas eirinhas trouxe uma enxurrada que veio rua abaixo na rua do calhau e rua do rosário.

Na rua da boa vista as coisas também estiveram más. Entrou água dentro de algumas casa com estragos para os proprietários.

Anónimo disse...

anda ai um ze qualquer que sonha com o maia, deve ser um frustado com o clube ou porque alguem do clube nao lhe liga nenhuma.

Anónimo disse...

carnaval.....carnaval!
devo confessar que, este ano passei parte da terça-feira de carnaval na maia. sinceramente gostei, fez-me lembrar tempos idos, pena que algumas tabernas estivessem fechadas, mas mesmo assim vi de tudo, muitos jovens de ambos os sexos em grupos mais ou menos organizados, alguns adultos com a máscara de todo o ano, mas travestidos, outros mascarados para disfarsar o indisfarçável ect, outros ainda que deram largas à sua alegria e tomaram uns valentes calores, mas enfim como era carnaval ninguém levou a mal.
ps:sugestão ao gestor do blog, colocar só comentários relacionados com o assunto/tema.
zé copía.

Anónimo disse...

Já há anos que não passava o dia de entrudo na maia, este ano estive lá na terça feira, e gostei. vi muita juventude a viver esta quadra com alegria, mas muito respeito, por este andar o entrudo na maia vai ter futuro, para o ano seria bom que a junta de freguesia patrocinasse algumas iniciativas originais.
renato

Anónimo disse...

zé copía ta cagando pra ti!!!!!!

Anónimo disse...

como o maia clube dos açores e grande, so mesmo a falar do nosso clube este blogue tem vida.

Unknown disse...

caros amigos achoq ue seria altura de falar das arribas e perigos da maia em termos de quebradas

Unknown disse...

bom dia
acho que o administrador deste blogue deveria colocar tema ( Será que a Maia está suscptivel a uma calamidade tipo aquela que aconteceu na Madeira ?
Será a Maia uma zona de risco?
Já nos anos 50 aconteceu uma quebrada na na fonte velha que suturou uma mae e uma filha no lugar aonde era fabrica dos blocos .
Estarão as entidades a tomar todos as medidas para evitar .
Existe plano de protecção civil ?
Ja se fizeram simulacros ?

Podemos repensar o assunto do alto da nossa ignorância falar dos pontos negros da Maia em termos de perigos da natureza, ribeira entulhadas , lotes em zonas de linhas de agua , quebradas falta de limpeza das ribeiras e a ribeira da ponte que está a fazer um buraco no armazém da lenha da dona Georgina Castanho .
.Senhor administrador será que podia lançar este assunto?

Anónimo disse...

Como não sei se o autor deste blog vai dar a notícia, aproveito para informar que no da 25 de Março vai haver uma reunião na santa casa para aprovação das contas de 2009, seria bom que os irmãos com as quotas em dia aparecessem para pedir esclarecimentos sobre a gestão do terramoto e seus comparsas, é que não basta neste blog fazer as críticas, é preciso dar a cara,já agora um tal renato que se mostrou muito empenhado em falar da santa casa,sera que vai aparecer na assembleia. Sei que esta informação não tem nada a ver com o tema que é carnaval carnaval! ou será que tem?,mas a intenção é que a maioria dos irmãos compareça.

Anónimo disse...

Já estava preocupado,pensei que este blog tinha ido à vida, pois já quase há um mês sem notícias, ainda bem que me enganei, espero que brevemente seja introduzido novo tema para debate.
Pedro Penedo

Anónimo disse...

ÙLTIMA HORA:Guerra na Lombinha da Maia no sábado dia 13 de março pelas 19 horas.
Miss turismo Octávia Arranjela e familia decidiram agredir brutalmente com catanas e armas brancas os rapazes dos Calços da Maia,depois da pancadaria de e dos gritos extericos da Miss que aluiu a Lombinha inteira houve a intervenção da policia da Maia, nomeadamente o Sr. José Branco e Sr. José Francisco os quais foram recebidos com agreções psicologicas e fisicas, Sr. José Branco passaram -lhe uma rasteira e e deram-lhe pontapés, Oc távia pensando ser a rambo esbofeteou o Sr. José Francisco que não teve outro remedio senão atirar-lhe gás pimenta aos olhos igualmente fez ao irmão (Jevou), a que ponto chegamos meus amigos os Arranjelos da Lombinha já querem agredir policias!!!!Quem serão os proximos??????Deviam pagar uma grande indminização para que não voltarem a fazer o mesmo!Ei Miss Octávia onde está a tua postura, em vez de ser miss turismo deverias ser nomeada a miss bosta!!!!

Anónimo disse...

parece que vamos ficar pelo carnaval,a quaresma ja esta mais de meio e parece nao haver nada para comentar na quaresma , entao vamos esperar pela PASCOA.