sábado, 12 de maio de 2007

Câmara avança com reabilitação da Mata Dr. Fraga


Sei que a noticia já vem um pouco atrasada mas como a vi na Revista Ribeira Grande decidi procurar mais um pouco e encontrei esta notícia, do dia 21/04/2007, no site www.azoresdigital.com.

"Câmara avança com reabilitação da mata Dr. Fraga

O presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande, assina segunda-feira, dia 23, o contrato de adjudicação da empreitada de requalificação paisagística da Mata do Dr. Fraga, da freguesia da Maia.
A assinatura, marcada para as 11h00, na Mata do Dr. Fraga, conta com a presença da Secretária Regional do Ambiente e Mar, Ana Paula Marques.A obra orçada em mais de 391 mil euros será executada pela Câmara Municipal da Ribeira Grande, ao abrigo de um contrato ARAAL de colaboração assinado com a Vice-Presidência do Governo Regional e a Secretaria Regional do Ambiente e do Mar.
O projecto inclui a recuperação de elementos de valor existentes, a salvaguarda e valorização da estrutura verde e a criação de espaços para actividades de lazer, recreio e educação ambiental.
Assim, a obra vai abranger a salvaguarda do património botânico existente e que remonta ao século XIX, valorização da colecção botânica a nível de espécies ornamentais e espécies características das associações locais, bem como dos caminhos com reposição de pavimentos e expansão da rede de caminhos.
O projecto envolve ainda a implantação de mobiliário e equipamento para lazer e educação ambiental, desde bancos, papeleiras, telheiros e grelhadores, a criação de um lago temporário, de parque de estacionamento e edifício de apoio para instalações sanitárias. A Mata do Dr. Fraga ocupa uma área de cerca de 15000 m2, situando-se junto à Estrada da Maia-Furnas.
A sua construção iniciou-se há cerca de 150 anos, no entanto, terá sido no final do século XIX que o Dr. Fraga terá introduzido a maior parte dos melhoramentos no sentido da valorização da colecção botânica e rede de caminhos. Esta mata foi ainda o local escolhido para o encontro de D. Carlos com a população aquando da visita régia à ilha de S. Miguel."

14 comentários:

Anónimo disse...

Essa é que é uma notícia bem porreira. A Mata do Dr. Fraga estava abandonada e é de uma extrema riqueza.

já está com bom aspecto, mas com esse novo investimento de certeza vai ficar bem Melhor...

vai ser certamente ponto de paragem obrigatória para quem vai a caminho das Furnas, principalmente no Verão.

Isso agora é que vai ser "piquenicar"...boas condições, fica perto de casa.

Eu cá sempre que puder vou estar lá caída.

Anónimo disse...

ja se sabe diz...

uma boa noticia para nós maiatos com muita alegria vejo a continuação de um projecto antigo nosso dos maiatos já temos um lugar onde passar num piquenique com a familia parabens "JUNTA DE FREGUESIA DA MAIA" e tambem Camara e governo continuem assim que vão no bom caminho

Anónimo disse...

Sim é sempre bom saber que a Maia vai-se desenvolvendo pouco a pouco e sem dúvida alguma a MATA DO Dr FRAGA é uma grande + valia para esta terra...
Esperemos que continuem os bons projectos.

Anónimo disse...

Se fosse para dizer mal esse post estava cheio de comentários.

Mas como à partida não há nada de mal pra dizer também nao são capazes de dizer bem.

Essa Gente da Maia é fogo!!!! livra.

Anónimo disse...

BLÁ BLÁ (ADVOGADO DO DIABO):

Isto, não acontece só no Blog, nem só com as pessoas da Maia. Tudo aquilo que dá conflito sempe atraiu mais a humanidade! Talvez por isso há poucos padres. Parece que as pessoas gostam mais de ir pró Inferno. O próprio Inferno é mais associado ao lado bom e aos prazeres da vida! Não achas MESTRE GINKINA!???
Eu que o diga… pois tenho andado envolvido em muitissimos tribunais de Moral. E o que tenho aprendido com tudo isto ao longo de todos estes anos é:

"Os bons e arrependidos, vão para o céu. Os maus, vão para todo o lado!"

Anónimo disse...

"Good girls goes to even, bad girls goes to Ammsterdam"

Eu cá quero é ir prá Maia.

E quem quiser ir pró ceu venha ter comigo que eu faço-lhe uma muito boa consulta.

Anónimo disse...

FONTE VELHA DIZ ..

NUNCA MAIS VEM O TEMPO BOM PARA IR FAZER UM CHURRASCO PARA A MATA DR FRAGA BONITO SITIO

Anónimo disse...

já apetece sem dúvida nenhum!

O que eu adoro comer uma boa perninha de frango (ou franga) acabadinho de sair da grelha.

Regada com um bom vinho ou uma boa cerveja na companhia dos amigos.

Oh é darregalá...

Anónimo disse...

mas será preciso a mata do dr fraga ...será preciso gastar tanto dinheiro para se fazer uns 30 churrascos por ano ....
Bom se não sabem aonde gastar o dinheiro não inventem .
O dinheiro quando não é nosso dá nisso .
Isto não produz riqueza não é investimento é despesismo e só assim é porque é pago com o dinheiro de todos os portugueses.
Mas se querem investir investem em caminhos de penetração, electrificação do espaço rural e ajudem essa juventude a valorizar se no estudo e no gosto pelo trabalho

Anónimo disse...

E porque não?

Gasta-se tanto dinheiro mal gasto em tanta toleirice por aí. Não se pode gastar algum na mata do Dr. Fraga, que é património da nossa terra, que tem vegetação exótica e endótica, que estava abandonada.

Temos de valorizar o que é nosso. Se fosses à terra dos outros e visses uma mata como a do Dr. fraga, como está neste momento, dizias que era um espectáculo.

Caminhos de penetração... sim senhor. Deves ser lavrador de certeza.

Os lavradores não têm as carrinhas todo o terreno... eles que vaiam penetrando se quiserem.

Anónimo disse...

BLÁ BLÁ (Advogado do Diabo):

— Ou penetras, ou és penetrado!

Anónimo disse...

pessoal ....
ja viram o dinheiro que se gastou , que se gasta e que se gastará na mata do Dr fraga ....
de voçes quantos conheciam a mata do dr fraga.
Será que não existe lugar para se gastar melhor o dinheiro que abunda num dos concelhos mais pobres do pais ( o concelho da ribeira grande vive á custas do outros concelhos que arrecandam os impostos para eles esbanjarem) por exemplo um circuto de manutenção , uma escola de musica.
Um dia o dinheiro acabará e mata do dr fraga é so silvas como viveu durante trinta anos ...
força

Anónimo disse...

BLÁ BLÁ (Advogado do Diabo).

— "Haver havia… agora é que já não há!"


AOS CAMARADAS DA MAIA:

Concordo em parte com o "Carlinhos" que a recuperação da Mata do Dr, Fraga não foi uma boa idéia, mas isto sou eu a falar, porque não estou por dentro do assunto. Gostaria de saber quanto é que se gastou na compra, limpeza e desobstrução do terreno. Gostaria de saber quanto é que ainda se vai gastar.

Cá para mim, e ingénuamente falando:

Já ouvi há muito tempo que havia uma idéia de fazer um miradouro sobre o Pico da Vigia.

Se tivessem comprado os terrenos sobre o Pico da Vigia seria uma idéia muito mais excelente. Aí podiam construir um miradouro com uma vista IMBATÍVEL. Poderia-se plantar uma mata com uma grande diversidade de árvores de várias espécies, (em vez de se ter as árvores velhas e escanzeladas da mata do Dr. Fraga), e instalar equipamentos para merendas e de churrascos e lazer. Com uns palheiros espalhados pelo meio seria ideal. Tal como se faz no NORDESTE. O acesso seria pelo cruzamento das Furnas.

Que bom que seria estar-se a fazer um churrasco num pô-do-sol de Verão, num palheiro com uma vista MAGNÍFICA sobre a Maia e sobre a imensidão do Mar e da Costa Norte. Seria de encher os pulmões e de respirar beleza, encanto, paz e devaneio. Aí sim, poderíamos construir um lugar INVEJÁVEL e motivo de COBIÇA para outros lados.
A vista do Miradouro de Santa Iria sobre a costa Norte é perfeita e genial, o que leva toda a gente a tirar fotos de lá para recordação e para apreciação. No Pico da Vigia, temos um lugar igualmente fascinante e que toda a gente pode confirmar. o lado negro desta história, é mesmo aquela antena das comunicações móveis que trespassa o coração do pico… um horror! E um exemplo de poluição visual que as companhias de telemóveis fizeram questão de espalhar um pouco por toda a ilha. Destruindo a beleza de alguns picos muito belos.

Para mim a Mata do Dr. Fraga não tem encanto nenhum. Tem as àrvores feias e velhas. Fica demasiado à beira da estrada, é demasiado arejada e o lugar onde se encontra não tem nada de especial nem de bonito.
Mas isto sou eu a pensar e a comentar a minha opinião… de resto cada qual faça a sua.

Agora penso que já será tarde demais para termos um miradouro sobre o pico com a vista LUXURIANTE. Não me parece que o Governo esteja interessado em dar mais "uns" trocos para um novo projecto. Fica o Pico da Vigia para as vaquinhas "comerem e cagarem" e… Ops! "Desculpem sair assim sem terminar, mas tenho que ir atender o meu telemóvel!"

BLÁ BLÁ
"Haver havia… agora é que já não há $$$!"

Anónimo disse...

bom como a Camara da ribeira pode gastar dinheiro sem se importar se o mesmo é gasto se o mesmo apresenta investimento ou se o dinheiro gasta representa o iquivalente em bem estar para população .
350.000,00€ custará a obra depois de pronta que a unica coisa que tem de importante ( foi o lugar aonde arreou o calhau o nosso rei D. Carlos na sua visita s. miguel )
Ora se arranjassem o caminho do calhau , o caminho da vila o caminho da pedra queimada , da estamainha para percursos pedestres com devida sinalização e fazer um parque de treino fisico será que não seria melhor .
Será que os turistas que vão fazer o pinique na mata vão se lembrar que aquilo pertençe á maia e que irão almoçar ou tomar café na Maia .
Aquilo apenas servirá para potenciar ( valorizar ) as furnas que depois de ali comeram , ( cagar para os da maia ) irão para as furnas .
Se tivessem cabecinha arranjavam os trilhos , os caminheiros almocavam no guilherme tomavam o banho na maia e ficavam com a ideia que a maia é um lugar bonito .
Por outro lado com o arranjo do caminho do calhau podia se fazer a ligação por terra á praia da viola .
bom ja me disse mais do que devia .
mas ficam com certeza que o dinheiro gasto ali não traz melhoria na qualidade de vida á população da maia .
O jaime rita pensa nisso