segunda-feira, 16 de julho de 2007

O melhor da festa é esperar por ela!


Foto: www.destinazores.com

Mais um ano e as Festas do Santíssimo à porta. São os emigrantes, os carrosséis, as rocas, os bicos de açucar, os tremoços, as ruas enfeitadas com ricos tapetes de flores, a roupa nova, a procissão, as roqueiras, os ciganos...e ultimamente os cachorros quentes!
A nossa querida banda no coreto e na terça feira... há festa no Calhau d'Areia - faça sol, faça chuva, é dia de churrasco.

E todos os anos a história repete-se...

25 comentários:

Anónimo disse...

E O TORNEIO DOS VETERANOS ???????

Anónimo disse...

repete-se e de que maneira.
outro dia numa conversa de café alheia, fora da freguesia, ouvi pessoal a comentar que ia haver a festa na Maia... mas que não era grande coisa!!!

palavras para quê

Anónimo disse...

É uma vergonha o programa das festas do Santíssimo deste ano. A cada ano que se passa, é cada vez pior. Não sei se isto é o resultado das disputas partidárias, mas…
A comissão das festas da Maia anda muito preocupada em lamber o cú de um determinado senhor abadalado que paga 2.000 contos por uma vaca do que satizfazer os outros 2000 habitantes. Antigamente não havia dinheiro nem electricidade de jeito, no entanto, as festas eram muito mais preenchidas e alegres. Acontece que o povo foi-se poluindo com o grupinho da comissão e os seus "hobbies" de elite. O resultado é que a população, vai-se afastando cada vez mais deste jogo de saco azul completamente contraditório ao espírito das festas. Pior de tudo, durante as arrematações, fazem do TEMPLO DE DEUS (adro da igreja) o palco de verdadeiras disputas de dinheiro, ócio, luxúria e manifestações de dinheiro.
Parece que voltamos ao tempo da Inquisição... quem mais paga à igreja, mais perto fica do céu. se assim é, prefiro ficar sem as festas do que torná-las escravas do dinheiro.
É verdade que sem dinheiro não se faz nada, mas com ele, anda-se a fazer muito mal.
Depois vem-se dizer para aqui no blog que os emigrantes deviam participar e colaborar mais nas festas, quando os de cá vão corrompendo a consciência religiosa.

Andamos agarrados aos valores cá da casa para se poupar dinheiro, no entanto já não há nada de novo. Não saturem o Kriminoso e o Withe Bull, daqui a pouco já estarão desgastadíssimos e já não são novidade nenhuma. A tunas são sempre as mesmas (mais à esquerda ou mais à direita, mas o cheiro é sempre o mesmo).
Se não animarem as festas com algum jeito, virão cada vez menos pessoas visitar-nos e os próprios maiatos desligarão cada vez mais as festas, e acontecerá o efeito "Bola de neve" - quanto mais se desce maior evidência ganha a desgraça.
Tentem criar atracções e ocupações para os fora-da-terra e para os emigrantes.

Anónimo disse...

REALMENTE PODEM CRER A FESTA DO SANTISSIMO ESTÁ PIOR QUE O IMPERIO DA GORREANA.
o PESSOAL GASTOU AS FORÇAS E O ENTUSIASMO PARA AS RESTANTES FESTAS .
o CULPADO DISTO TUDO É O PADRE NEMESIO QUE DEU MUITA FORÇA AO ESPIRITO SANTO POIS ALI A IGREJA GASTA POUCO E RECEBE MUITO .
MAS ATENÇÃO SE O PESSOAL TIVER JUIZO A FESTA DO ESPIRITO SANTO TERIA OUTRO CAMINHO
E AS RECEITAS SERIAM DESTRIBUIDAS POR TODAS A FORÇAS DA MAIA
a FESTA É UMA TRISTEZA AS TANTAS A TRSITEZA DEVE SE AO FACTO DE CRESCER MOS E PERDERMOS A A CRENÇA ....UM BEM HAJA

Anónimo disse...

ainda n vi o programa das festa, mas já sei que a nossa banda actua na 2ª feira. no domingo irá actuar a banda convidada e na 4ª feira irá haver um conjunto qualquer. a "shokira" e os outros "talentos" da Maia talvez estejam agendados para sábado à noite, depois da missa. E na terça feira, depois da festa do calhau d'areia? n sei. heis a minha curiosidade: qual o programa das festas para a 3ª feira à noite?

Anónimo disse...

Sou da total opinião do anónimo de 17 de Julho às 10:05
É caso para se dizer que estamos em pleno processo de capitalização das festas.
De um lado a organização não se esforça, tem vergonha de pedir dinheiro ás pessoas. Por outro lado o povo da Maia não sabe fazer outra coisa a não ser queixar-se. Mas não faz nenhum esforço, deve pensar que o programa das festas simplesmente aparece sem nenhum esforço por trás. É necessário dinheiro, trabalho, empenho e, sobretudo, pré-disposição. As festas são programadas com muita antecedência e não 2 ou 3 meses antes de se realizarem.
Falo isto para quem gosta delas. Eu não acho piada nenhuma ao ambiente das noites de festa. Mas acho que quem goste delas deva fazer mais qualquer coisa para além de dar a ridícula oferta para o bazar e o dinheiro no envelope (e há ainda aqueles que nem isso dão e são os primeiros a criticar e apontar o dedo).
Concluíndo, vamos dar ao dinheiro a real importância que ele tem no contexto das festas e aumentar o peso do esforço e da dedicação.

Anónimo disse...

Para mim o melhor dessa festa é o convivio que se faz no Calhau d' Areia, na terça feira da festa. juntam-se familias, amigos e todos em alegre convivio fazemos a festa.

De resto essa festa por mim...acabava-se!!

Anónimo disse...

E a iluminação da igreja...sempre a mesma coisa. Já confundo a festa do espirito santo com a festa do santissimo.

Qunto custará un designer para fazer uns desenhos diferentes para enfeitar a igreja?

outro dia passei pela igreja da Ribeira Seca ...e que espectáculo de iluminação! E penso que não era a festa principal da freguesia.

Mesmo que não haja dinheiro suficiente para fazer tudo de uma vez...vá-se fazendo aos poucos e todos os anos põe-se uma coisinha nova...diferente...já tou farto daquelas chamazinhas nas janelas...por favor!!

Anónimo disse...

Ò Ranheca, já que és tão inspirado/a porque não fazes tu uns desenhos novos para nova iluminação da igreja é que para falar não faltam, mas para trabalhar são muito poucos que aparecem.... Boas festas....

Anónimo disse...

mais umas festas para os emigrantes que nunca oferecem nada só sabem criticar e tirar fotos.... mas esta comissao as vezes faz cada partida que pograma de fraco (foi mais forte os calços) realmente a comissao são uns suberbos que só são grandes a falar mal dos outros e que só eles fazem melhor .. vem ai o santissimo

Anónimo disse...

Por acoso até nao me importava de fazer...se tivese jeito pra coisa!

Mas como nao tenho...arranjava um patrocinio que me pagasse um designer para o fazer e também um electricista para montar as lampadazinhas.

Aqui vai uma sugestão para não dizerem que é só criticar.

Anónimo disse...

O torneio de veteranos...

Levaram na cabeça do santa clara.

Como é que uns barrigudos de cerveja, que só treinam de ano a ano podem com as botas e mais contra uma equipa que treina regularmente.

A mania é muita...pensam que basta terem sido bons jogadores e já cá canta.

Anónimo disse...

Deves ser para ti proprio um grande pesadelo ,até não sei como estás vivo de tanto susto meu agora os veteranos numca disseram que ia ganhar algo mas mais do que uma vez iam divertir-se coisa que tu não deves saber fazer

Anónimo disse...

Sacanas que so pensem em grndes conjuntos de musicas para as festas da maia.ja chega.o dinheiro das arremataçoes e para arranjar a casa velha que comprarem.Vao concertar a igreja,noadamente o adro ao pe de onde o coro ta.
Ó caralhos!!!! vaiam cortar os cornos.Voces nao sabem que estes conjuntos bons sao caros.
Naoi e melhor da uma grojeta para o Kriminoso e pra o White Bull?
do que pagar a poetas de caraoke!
voces so pensem e em conjuntos bons
estes conjuntos e puroi caraoke.

Anónimo disse...

ao pesadelo....
nao se sabes o que significa VETERANOS??? nao deves saber, claro, era de esperar.
Ainda tou para saber o que se passa na cabeça de alguns maiatos. Se se faz, dizem mal, se nao se faz, mal dizem. O que querem????? Ja sei, precisam e de trabalho. Esse torneio nao passou de uma brincadeira, de um convivio, deixem de tar a dizer mal... CARAMBA!!!!! e tu pesadelo, o nome ja indica, faz alguma coisa em vez de estares constantemente a falar mal....
J. R...

Anónimo disse...

Gozem as festas

Anónimo disse...

Boas festas a todos.

O que interessa é o convivio que estas festas proporcionam, principalmente entre os de cá e os familiares que vêm da américa.

Bem haja a todos e esperemos que faça bom tempo que é para a festa ser plena.

O resto ... caguei-te mariano

Anónimo disse...

lol
tão limitados: festas de freguesia aha

Anónimo disse...

Afinal ranheca estas como o outro ?Emigrantes so sao os americanos, com tantos Maiatos por este mundo, Canada, bermudas, ate na Alemanha e Inglaterra tem ,fora os que andam por ai espalhados, por este mundo fora, so os Americanos é que conta?
É como a festa do emigrante foi so de nome que foi (festa do emigrante), porque la tambem tinha Canadianos e esses nem foram mencionados nos discursos, so se lembram dos canadianos para irem pedir lhes dinheiro a porta, como fez o padre nemésio quando foi ao Canada soube ir bater as portas de uns e outros a pedir dinheiro para a Igreja.

Anónimo disse...

continua a mesma coisa todos os anos será que ninguem vê ou pensa um pouco fica feio regeitar roqueiras sem nunca dizer nada as pessoas para se desviar ainda mais grave é regeita-las e no outro lado estão escuteiros a acampar e levar com elas nas cabeças mas que raio de pessoas são essas sem pensar um pouco srº padre ponha mão nessa comissao bata com a mao na mesa ou támbem lavaram-lhe a memoria pelo amor de Deus pensem um pouco ... as pessoas vão falar mal fica feio....

Anónimo disse...

por acaso não sou da maia e estive lá sabado e realmente presenciei um moço zangado com pessoas da comissão por estes terem regeitado roqueiras e sem terem alertado as pessas do local para se desviarem ainda por cima crianças acho muito mal e fica feio nao alertarem as pessoas e não é sitio para o fazerem e se calhar mal o seguro vai pagar um olho novo ou uma queimadura ainda por cima estão escuteiros do lado tras das casas imagino o susto que não é aonde vão cair as canas,, enfim pensem no que fazem para não haver problemas para futuro......antonio fagundes.. um abraço linda freguesia não a estraguem-..

Anónimo disse...

Pena ... que o tempo está mau!

Para o ano há-de ser melhor.

Anónimo disse...

parece que esse blog tá a causar efeito... ontem já houve uma artista de cuba. qual n foi a surpresa

não é para qualquer um!!! por acaso muito giro
parabéns

Anónimo disse...

Gostei da tuna fixe, foi bem divertido.

Foi uma boa ideia terem posto o palco naquele lugar, pois concentrou mais as pessoas e dava a ideia que estava bastante gente a assistir.

Quando é no jardim as pessoas dispersam-se...

Anónimo disse...

A festa do calhau também foi fixe.

O tempo aguentou-se, mas estavam bem menos gente do que no ano passado.

Fartei-me de comer e beber e para arrematar... uma corridinha no jetsky...uma experiência inesquecivel.

E o white bull fez bem o seu papel como DJ... a música estava porreira...força Bruno ...tens jeito pra coisa.

E os Calços sempre em forma...o pessoal a fazer umas acrobacias expectacularesssss...uns tinham mais jeito do que outros...mas pronto.Gosto Bué de vê-los.

Isso é uma terra cheia de talentos