domingo, 8 de abril de 2007

Inauguração da Casa do Povo da Maia


Dia 13 de Abril inaugura a sede social da Casa do Povo da Maia.
A Casa do Povo da Maia que se encontrava inactiva desde há uns anos aparece agora renovada e sob a liderança do Sr. Jaime Rita.
Parabéns à Direcção e esperamos que façam um bom trabalho...
A ver vamos!!!

24 comentários:

Anónimo disse...

Espero que a nova Casa do Povo contribua para dinamizar a nossa Maia e contribua para a realização de actividades que favoreçam o desenvolvimento dos jovens e não só. Bom trabalho!

Anónimo disse...

Precisamos de mais instituições destas para dinamizar a nossa terra ...

É preciso gente dinamizadora, empreendedora que faça as coisas avançarem e que acabem com os monopólios.

Sabemos que são instituições onde os dirigentes são voluntários e que dão muito trabalho...

Mas graças a Deus na nossa terra não falta gente com garra e com capacidade para fazerem as coisas acontecerem.

tenho a certeza que esta direcção vai fazer um óptimo trabalho... como já deu provas noutras circunstâncias.

Parabens a todos os que têm coragem de levar esta terra prá frente!

Anónimo disse...

Para há-que-ri:
Sim é verdade mas tb hà aqueles que tentam fazer isso mas o povo cá da terra não ajuda...
Bem sabemos que o povo é de pancadas...vai para onde pende...

Anónimo disse...

Que tipo de actividades pode a Casa do Povo desempenhar...

sei que antigamente havia os campeonatos de ping pong... e era algo de importante cá na nosa freguesia. Nem, sei se pertenciam à Casa de Povo.

A Casa de Povo e a Santa Casa da Misericórdia da Maia são concorrentes ou parceiros? Alguém me pode tirar essa dúvida.

Anónimo disse...

BLÁ BLÁ (por enquanto):

em relacção ao comentário do anónimo que entrou por último:

Também partilho das tuas dúvidas, amigo desconhecido!
Não sei bem para que serve uma casa do povo, e não estou a criticar! Mas, de qualquer forma, também não duvido da sua utilidade! É bom ter as pessoas associadas, e temos algum associativismo saudável (teóricamente) cá na Maia. Digo associativismo saudável teóricamente, porque na realidade não há muita saúde nas relações entre as nossas instituições. Também acho que o resurgimento da Casa do Povo, vai fazer emergir um novo capeonato, mas desta vez não é de Ping-pong! Hehe!!! Mas sim… político! Infelizmente as nossas instituições maiatas não funcionam em conjunção, mas são motivo de desforras políticas e de interesses pessoais!!! Por isso amigo desconhecido, não me parece que a Santa Casa e A Casa do Povo sejam parceiros!!! De um lado estão personagens do PSD e do outro está um personagem do PS, respectivamente!!!
Era bom que as pessoas que realmente querem fazer alguma coisa pela Maia não submetessem tanto a sua vontade às cores políticas! Quando vestem a camisa em nome da boa vontade, começo logo a desconfiar da dita boa vontade!!!
Mas nisto, pessoalmente, desejo o maior sucesso à Casa do Povo e às pessoas empenhadas nesta instituição. Era bom ver as instituições da nossa terra unidas (Santa Casa, Junta de Freguesia, Casa do Povo, Comissão das Festas, etc.) . Que de uma vez por todas, cada novo presidente se candidate pelo humano representa e não pela camisola que traz vestida!

ATÉ SEMPRE CAMARADAS!

Anónimo disse...

BLÁ BLÁ:

— Se os nossos representantes não se entendem para comandar o redil, juntemos-nos nós pela nossa terra!

Anónimo disse...

blá blá... a comissão de festas é uma instituição?
e sim, acho que a cor do partido fala mais alto nessas instituições, que o facto de trabalhar para um objectivo comum: desenvolvimento da Maia e bem estar do seu povo

Anónimo disse...

Cara Maiata...

tens toda a razão quando dizes que o povo vai para onde pende... e tem memória curta.
Já me deixei de ideias idealistas e romantizadas acerca da participação da população e blá, blá, blá ....

Mas também é verdade que há sempre uns que puxam pelos outros... e assim a reboque de uns os outros por vezes conseguem os seus objectivos. O que evidentemente nao é mau.

Anónimo disse...

BLÁ BLÁ:

Para HÁ-QUE-RI!

Ao povo da Maia:

Lembro uma vez, um pequeno espectáculo de fado que se organizou no Centro Social e Paroquial da Maia à cerca de dois ou trê anos. E eu bem sei que lá estavas!!!. Fiquei Surpreendido com a quantidade de gente que assistia (fora a organização e amigos ou próximos dos participantes). Eram para aí umas 10 pessoas no máximo. Até havia comes e bebes regionais que rimavam com o fado, como vinho, chouriços e sopa de borla para os espectadores. Eu também idealizei e romantizei que aparecesse muita gente, pois o fado e a cozinha regional certamente dariam uma boa noite temática. Mas não! Enganei-me ao pensar que o povo da Maia tivesse a sensibilidade para coisas culturais de valor! Contrapondo isto, espanto-me com a quantidade de gente (dos 8 aos 80), que assiste entusiásticamente aos espectáculos de um determinado senhor dos Calxos de Xima (Calços da Maia), e á múxica pimba que se apresenta. É assim o povo da Maia!!!
A minha idéia do povo da Maia no aspecto participativo, e nota-se nas épocas festivas, principalmete à noite, é que não é muito festivo e mostra pouco interesse. É sim muito caseiro! Tão grande que a Maia é, e às vezes quando se anda pela rua, por vezes em determinados dias é que…parece que a Maia não tem pessoas! Outras vezes, quando há algum evento, toda a gente evapora mal acaba! Acho que é dificil fazer a Maia interessar-se por boas causas, fazê-la sair à rua, fazê-la participar, fazê-la juntar-se e unir-se…enfim!

Anónimo disse...

Parece que estamos em desvantagem uma vez que sabes quem sou...

Já diz um velho ditado romano qualquer coisa parecida com isto "pão e circo" é o que contenta os tolos. Embora o ditados possa ter uma análise muito mais abrangente e profunda do que esta do que esta simplérrima alusão aqui feita ...obviamente.

Anónimo disse...

Pois é Blá Blá é assim mesmo, mas tenho a certeza de que houvesse agora uma festa de pão quente o povo caia lá na praia em massa...
Apenas um pequeno exemplo: Lembro-me que quando os "Passos Pesados" estiveram actuando aqui na Maia (apesar de eu não participar muito - como espectadora - nas festas da freguesia, eu estava lá a assistir o conjunto e vou te dizer foi super deprimente e vergonhoso porque ás 10 e tal da noite só la haviam 1/2 dúzia de gatos pingados e eu era um deles, naquele momento senti vergonha pela Maia, pois aquele tb não era o meu tipo de músicas mas como estava a ver todo o pessoal a ir-se embora lá permaneci até ao fim...

Esta é a visão/percepção que tenho do povo da Maia:
Todos dizem: que nunca há nada nesta freguesia, que aqui nunca se faz nada..... quem me dera que houvesse isto, que se fizesse aquilo...
MAS DEPOIS QUANDOS AS COISAS EXISTEM E ELAS ACONTECEM NUNCA FAZEM NADA PARA AJUDAR NO DESENVOLVIMENTO NEM PARA APOIAR NADA, PARA QUE AS COISAS SE MANTRENHAM E SE REPITAM...

Anónimo disse...

BLÁ BLÁ:

Para Mayata e público em geral!

Uma coisa que me orgulho é a Festa do Espírito Santo e A Semana Cultural que entretanto vieram "ao de cima"! É um bom exemplo do que acontece quando as forças convergem para se fazer a obra. Aos responsáveis que trabalham para os respectivos eventos deixo aqui o meu voto de apreciação: - É BOA OBRA!
É um exemplo de como se pode dar sentido e expressão a uma coisa que podia ter pouca importância ou passar despercebida-uma festa como as outras!
Vejamos o caso da Ribeira Quente e da sua Festa do Chicharro! Considero o evento mais bem sucedido dos Açores em termos de crescimento!...

Anónimo disse...

Para Blá Blá:
Sim tb concordo contigo a e a festa que mais gosto (aliás é praticamente a única de que gosto) na Maia é a do Espírito Santo e na realidade é agora a melhor festa que temos. Quando me referi à festa do pão quente foi como um exemplo isolado sem me referir à festa do Espírito Santo poderia ter dado outro exemplo qualquer mas foi o que me ocorreu na altura...
Viva à Festa do Espírito Santo... que todas fossem como esta.

Anónimo disse...

Essa gente só quer festa... lolol!!!

Diz que a Casa do Povo também vai fazer uma festa anual?

Qual a diferença entre a Junta, a Santa Casa e a Casa do Povo, em termos de Àreas de Actuação?

Quando e como se pode concorrer para a comissão de festas? vejo sempre os mesmos lá... parece ser um patamar de prestígio... (é só soberbos).

se alguém souber responder, fico grato.

Anónimo disse...

Para desconhecido e ... para todos.

Se ainda não sabem quais as competências de uma junta de freguesia...seria bom consultarem a Lei nº169/99 de 18 de Setembro, Secção III, artigos 33 a 37.

quanto ao resto falamos depois.

jins

Anónimo disse...

Caro desconhecido...

continuando a nossa conversa, o decreto-lei 171/98 de 25 de Junho equipara a IPSS's as Casas do Povo.

São instituições particulares de solidariedade social (IPSS) as constituidas sem finalidades lucrativas, por iniciativa de particulares, com o fim de dar
expressão organizada ao dever moral de solidariedade e de justiça social entre os indivíduos e desde que não sejam administradas pelo Estado ou pela autarquia, para prosseguir, entre outros, os seguintes objectivos: apoio a crianças e jovens; apoio à família; apoio à integração social e comunitária;protecção dos cidadãos na velhice e invalidez e em todas as situações de falta ou diminuição de meios de subsistência ou de capacidade para o trabalho; promoção e protecção da saúde, através da prestação de cuidados de medicina preventiva, curativa e de reabilitação; eucação e formação profissional dos cidadãos;resolução dos problemas habitacionais das populações.
Além disso as instituições podem prosseguir de modo secundário outros fins não lucrativos que sejam compatíveis com os acima referidos.

As Casas do Povo têm como finalidade desenvolver actividades de caracter social e cultural, com a participação dos interessados, e colaborar com o estado e as autarquias,de forma a contribuir para a resolução de problemas da população na respectiva área.

Para a realização dos seus fins as Casas do Povo devem promover acções de carácter sócio-cultural, quer sozinhas quer em colaboração com outras entidades; fomentar a participação da população nas acções que tendem a satisfazer as necessidades da comunidade e a melhorar a sua qualidade de vida.

Em termos de desenvolvimento local e promoção dos sócios cabe às Casas do Povo promover o desenvolvimento económico-social da comunidade local;promoção social, cultural, profissional e valorização física dos seus associados, etc.

Embora a casa do povo e uma santa casa tenham o mesmo estatuto jurídico e em alguns dominios de intervenção se toquem, as casas do povo têm uma forte componente de intervenção junto dos seus associados... e têm uma forte componente de colaboração com estado, autarquias e serviços públicos.

Apesar de se tocarem em algumas dos seus objectivos a finalidade de uma e de outra é sempre o mesmo...melhorar a qualidade de vida da população residente e promover o desenvolvimento local quer através acções mais vocacionadas para uma área quer para a outra...

É necessário que a casa do povo encontre o seu "nicho" de acção e de certeza que todos nós sairemos beneficiados. Importa é não duplicar recursos porque certamente há muita coisa por fazer.

Espero que a explicação tenha servido...lol

Anónimo disse...

oi pessoal,
tenho k infelizmente ,reconhecer alguns aspectos negativos da noss freguesia, e quando digo freguesia kero dizer populaçao.
Infelizmete, criticamos muito e fazemos pouco.Nós somos 1 pouco reservados e quando se trata de apoiar o k è nosso ou dar ideias ou mesmo opiniao a determinados assuntos nos preferimos ficar calados.Temos k reconhecer k somos nestes assuntos muito TIMIDOS!
Em relaçao a c.povo parabens pelo seu empenho!!!!!!
Ei pessoal toca a mandar parabens à nossa equipa e ao seu treinador somos campeos!!!!!!!
beijinhos kokinhas

Anónimo disse...

ei,pessoal continuem com os voces comentarios estao a ir muito bem,vamos la se vai mexer com alguem,era bom que muita gente vi estos comentarios nem todos tem computador e pena...


beijinhos a todos.

Anónimo disse...

Boas!keria, primeiramente,felicitar quem teve a brilhante ideia de criar um blog que fale sobre a Maia.
devo dizer k existiram determinados comentários que tive oportunidade de ler que não foram do meu agrado,todavia estou completamente de acordo com a "Myata" quando diz que as pessoas da Maia estão sempre a reclamar, que não se faz nada e bla bla bla,.Pois eu também fui das poucas pessoas que fiquei a assistir o concerto dos !passos Pesados" numa das festas do pão quente....e admito, envergonhei me por aquele grupo estar ali a cantar para meia duzia de gatos pingados....foi um desastre...
Mas que se pode fazer? as pessoas estao constantemente insatisfeitas...é incrivel...quando têm nao aproveitam, quando não têm reclamam...
Precisamos é de de mentes abertas, de espirito novo...estamos muito agarrados aos valores e preconceitos que fomos absorvendo...por aki e por ali....
Precisa-se de uma Maia com alma nova!!!
fikem bem!

Anónimo disse...

Jesus cristo

Amén

Anónimo disse...

OLÁ VIEIRA.

Anónimo disse...

Oiçam Street People Night
Isso sim eh a alma nova da maia, porque aqui também podemos encontrar gente com talento.

Anónimo disse...

Ja repararem que daqui a dias a rua do rosario não tem pessoas.( não fosse a casa dos gaitos) era so bancos , mercearias , santas casas e casas do povo.
pasará a ser uma rua de serviços e sem pessoas á noite

Anónimo disse...

não exageres!