domingo, 25 de abril de 2010

ABRIL...1000 x ABRIL

9 comentários:

Anónimo disse...

Ainda bem que o calhau d'areia colocou no blog o 25 de abril! quer tivesse colocado ou não eu iria falar sobre o assunto.
Acontece que em 1973, dirigia-me de taxi para a faculdade de medicina na cidade universitária que ficava perto do campo grande em Lisboa e foi-me entregue um panfleto a dizer pide/dgs cães RAIVOSOS, assassinaram o estudante Ribeiro dos Santos, de seguida ao entrar no elevador para me dirigir ao 7º piso do hospital reparei que o mesmo estava pintado a vermelho com o mesmo escrito pide/dgs cães assassinos mataram o estudante.. etc,. Para mim pobre estudante ilheu,ignorante em política esta cena marcou-me, com a agravante de ao regressar a casa que era de um familiar, ao ver o panfleto este deu-me um grande sermão, e disse-me que não queria comunistas em casa, coitado de mim, nem sabia naquela altura o que era o comunismo. No ano seguinte estava eu na Maia, em frente ao café do Sobastião Vergínio,( era assim que lhe chamavam), e o Chaves,casado com a Gabriela do sr josé rodrigues irmâ do toni que foi presidente da junta disse-me que tinha havido um golpe de estado, e que o Marcelo Caetano tinha sido demitido do cargo de presidente do governo, hoje equivalente a primeiro ministro/presidente da república, porque na altura o américo tomás era só um verbo de encher, um pau mandado, fiquei satisfeitissimo, e lembrei-me do ribeiro dos santos que tinha sido assasssinado no ano anterior. Hoje por coíncidência estive nas portas da cidade em ponta delgada, para festejar o 36 ano do 25 de abril,e encontrei um açoriano, que nesse dia estava em Santarém às ordens de Salgueiro Maia, que se dirigiu a Lisboa, e que foi um dos heróis do 25 de Abril, como era soldado evidentemente que ficou esquecido. O 25 de Abril não é de ninguém, mas foi tomado de assalto por alguns saudosistas do fascismo. É ver pelo que se passa na Maia, quem está à frente das nossas instituições o que é que eram, antes e durante, e se por acaso ainda eram crianças, o que eram os seus pais ou os seus avós. Hoje deixaram de ser pequenos salazaristas e são sóoocialistas, mas antes, já foram do cds, e do ppd! Mas como o povo é quem mais ordena estão lá porque votam neles, não quero acreditar que seja como no tempo dos seus avós, que enviavam o boletim de voto já preenchido no partido do poder,(AN/SALAZAR/CAETANO) para a meia dúzia de felizardos que na Maia, se podiam dar ao luxo de votar.

Apesar de tudo viva o 25 de ABRIL! VALEU A PENA, SAIBA O POVO USAR A ARMA QUE TEM NA SUA MÃO E QUE É O VOTO.
UM MAIATO AUSENTE, MAS PRESENTE EM ESPÍRITO.

Anónimo disse...

PARABÉNS AO CHOFER DA FRAGUNETE, por colocar no seu blogue o tema 25 de abril.
É que para os mais novos pode não lhes dizer nada, mas para aqueles que têm 50 ou mais anos de idade sentiram na pele o que foi até ao 24 de abril,de 74, por tal motivo era bom que passassem a mensagem aos seus filhos e familiares mais próximos, para que o 24 de abril não apareçea nunca mais.
o comuna.

Anónimo disse...

Estamos a precisar de outro 25 de abril para acabar com essa ditadura disfarçada de democracia que estamos a viver sob a tutela do PS.

Anónimo disse...

É INCRIVEL...ESTAO SEMPRE A CRITIICAR QUEM ESTA NO PODER...NAO PERÇEBO, NAO PERTENÇO A NENHUM PARTIDO NEM SIMPATIZO COM NINGUEM EM PARTICULAR...

MAS O QUE REPARO NA NOSSA FREGUESIA A JUNTA, E UMA JUNTA ESFORÇADA, ATE DAO LUGAR A JOVENS PARA FAZEREM E AJUDAREM NAS FESTAS, DAO VALOR A ESTES JOVENS FORMADOS...


ALEM DISSO OS SOCIALISTAS QUE FALAM NAO OS VEJO A CALAR A BOCA A NINGUEM PROVA DISSO E ESSE BLOG QUE NAO FAZEM OUTRA COISA A NAO SER DIZEREM MAL DE TODOS...E DO FUTEBL...E DA ST CASA JUNTA JUNTA JUNTA JAIME JAIME JAIME...

SABEM O QUE EU ACHO SE FALAM É PORQUE ELE MUITO TEM FEITO ...AQUI DEIXO O APOIO A ESSE HOMEM QUE DA A CARA...E CRITICADO ATE MAIS NAO PODEREM E LA TA ELE A FAZER POR TODOS COM A SUA CAPACIDADE DE MEXER UNS CORDELINHOS PELA MAIA...CALEM SE BOCAS RUINS...

AO MENOS MODEREM O QUE DIZEM...O 25 DE ABRIL FOI MT BOM...MAS TAMBEM NAO EXAGERAM PORQUE A APRENDI NA ESCOLA QUE A NOSSA LIBERDADE ACABA QUANDO A DO OUTRO COMEÇA....

Unknown disse...

bom dia
Durante o 25 de Abril andava na escola primaria que era um lugar de tirania e de opressão .
Se... Se.. lembrarem de fazer um ajuste de contas ( como pretendem a fazer com a igreja católica ) com os nossos professores da forma como fomos tratados ( de uma barbaridade inqualificavel ) Levava - mos por tudo e por nada , orelhas rasgadas , saltos em cima da barriga , chapadas dentes partidos , tudo isso e muito mais.
Não sei como acabava a historia .
O regedor e o policia que tinha um chicote que dava em quem lhe apetecia e não prestava contas .
Mas afinal o que mudou na Maia.
Aquele elite pequena burgeusa que ocupava o poder foi desalojada e foram albergados no cds e psd.
Dos socialistas iniciais ( irmãos Carolos e professor Francisco , josé de Arruda ) vejo poucos muito poucos e arrisco me a dizer que as figuras que fazem parte da lista para junta de freguesia do ps eram todos de outros partidos da ala mais à direita .
Nela permaneceram enquanto o ppd de Mota Amaral e Natalino tiveram taxo para distribuir .
Depois de verem a agua correr para Cesar ai foram eles .
Dos Socialista da Rua de Santa Catarina ( ao lado de cima da casa do padre Simas ) não os vejos.
Mais se regista que durante o consulado do mota amaral final dos anos 70 e inicio de 80 houve um rapaz da Maia com habilitações e que ganhou um concurso para o banco Micalense ( hoje Banif ) e que não foi aceite por ser de esquerda ( PS )
Todavia os ditos socialistas de hoje da Maia naquela altura no ppd foram aceites sem habitaçoes so por serem do referido partido .
Assim amigos à gente que vivem sempre no 24 de abril ao sabor das mordomias .
Para eles abril nunca foi cravo abril nunca foi sinonimo de igualdade .
La diz Zeca ( eles comem tudo e não deixam nada )
Eles se usam um cravo na lapela é por fingimento .
Viva abril
viva a liberdade .
Mas felizmente não canto a Grandola com quem não sente e não vive Abril no verdadeiro sentido

Anónimo disse...

ÓH João essa é demais, que exagero!, é que esta de dentes partidos e saltos na barriga só pode ser ficção, eu também andei na escola primária na Maia, e a única vez que levei uma sova valente do prof aurelio, foi bem dada, levei-a porque merecí, já não posso dizer o mesmo da prof conceição remigio, que dava reguadas por tudo e por nada,e quando não lhe apetecia ou não podia, mandava os outros alunos dar por ela. agora que sou adulto é que percebo porquê, e mais não digo.Quanto ao resto estou de acordo contigo oportunistas sempre os houve e haverá, mas apesar de tudo viva o 25 de abril.
o comuna.

Anónimo disse...

Felizmente nasci depois de '74 e felizmente não senti (directamente)o impacto do fascismo.

Infelizmente sinto que o dia 25 de Abril perde a sua importância a cada ano que passa por nós que não vivemos naquela época, passando a ser apenas um dia feriado que calha mesmo bem quando é num dia útil (infelizmente ente ano foi num Domingo).

Enfim, só espero que a história não se repetida.

rui

Unknown disse...

caro amigo
Eu não falei de nomes Anonimo 23 05 mas o nome que referes lembro me que quando estava na 3º classe e ele dava aulas aos da 5 classe na escola dos rapazes na sala de cima do lado esquerdo de quem sobe de ter chamado uns tantos e eu fui um deles para nos ar umas boas chapadas porque alguém foi dizer que andamos a brincar no campo de futebol ( sentados em cima da barra )( foi verdade ) levamos calamos .
Outra vez nas idades de 9/10 anos houve alguem que foi dizer que estavamos a fumar .
O referido prof pegou no tabaco e enfiou pela boca do dita fumador perguntou se era para comer e tabaco pela boa a dentro ( o comedor hoje presente na maia sabe bem quem é )
Se não fosssem as professoras da terceira a arejar a escola da maia aquilo era uma tirania pegada.
Hoje infelizmente vivemos a tirania dos alunos. ..
Se eu contasse tudo o que sei....
eu sei do que falo.....
Um erro de ortografia um bolo.
Mas viva o 25 de abril
E recordo me que naquela altura nos os muidos na turma se houvesse 3 ou 4 calçados era o muito.
Topadas , unhas escarroladas era o nosso castigo....e tudo isto em calções...
Mas viva o 25 de abril

Anónimo disse...

estou de acordo com o Joao,estive na escola nos anos fins 1950 principio 1960, fui aluna da esposa do dito professor. Ela corrigia os erros dando com a regua nas maos das crianças. Perguntava: quantos erros? dava tantas reguadas.Quando brincavamos nas poças de agua, ela deitava-nos sobre as suas pernas e diante de toda a classe baixava-nos as calcinhas e batia-nos com a tal regua. Se por acaso alguém tinha vontade de ir ao quarto de banho durante o ensino, ela nao dava licença até que uma certa aluna urinou na sala. Deus como ela ficou zangada, foi a rapariga e esfregou-lhe a cara na urina. Teria muito mais para dizer,sao tristes recordaçoes da infancia que nunca esqueço. Se hoje ela fizesse isso a filha minha estaria
de tras das grades de uma prisao.

Uma ausente que nunca esquece.