sábado, 1 de maio de 2010

Maia e Maios

O COE procurou sensibilizar a comunidade local para a tradição cultural da execução dos Maios, tentando recuperar e dinamizar esta tradição que teve grande significado na nossa freguesia e que, por força do modo de vida da sociedade moderna, tem vindo a perder expressão.
Houve um concurso de Maios durante o dia de hoje e como incentivo oferece ao primeiro classificado 75 euros.

Oxalá tenham aderido a esta iniciativa bastantes pessoas, não pela soma pecuniária, mas para não deixar morrer mais esta tradição.

8 comentários:

Anónimo disse...

Ainda bem que o COE, está a tentar dinamizar os Maios, é que nos finais dos anos cinquenta, princípipos dos anos sessenta, havia essa tradição de os fazer e colocá-los às varandas, janelas,portas, e até nas vias públicas.Estou-me a lembrar de um Maio que era feito todos os anos por uma srª de apelido caixeira que era feito no fontenário no fim da rua gago continho, mesmo em cima da rocha, o que fazia que muitas pessoas se dirigissem àquele local, pois todos os anos era original, e sem qualquer comparticipação monetéria. Convém conservar o que é nosso, nomeadamente o carnaval, as boas festas( o menino mija)os bonsanos etc,
ps: em criança diziam-me que a maia era a mulher do maio.
maiato ausente.

Anónimo disse...

Este ano só vi um maio na Maia.
Diz-se é maiato ou maiense?
(não curto o 1º)

Abelha...MAIA

Anónimo disse...

Cara abelha, quer curta ou não maiense não existe. Diz-se é maiato ou maiano.No entanto como milhares de outras palavras que foram introduzidas na lingua portuguesa esta de maiense depois de tantas vezes falada e escrita de certeza que fará parte da nossa escrita. Mas com maiense ou sem maiense, para ano o que é preciso é que se comemore o 1ºde Maio quer como dia mundial do trabalhador,e que se deve não a maiatas mas sim a um grupo de mulheres que se revoltaram na américa, de que tanto gostamos, para que se introduzisse o jornada das 8 horas diárias, pois antes também as mulheres trabalhavam de sol a sol, quer para reviver a tradição dos Maios.

Maiense ausente

Anónimo disse...

Gostei de ver os inexistentes maios.

Anónimo disse...

Maiense ausente...

Também concordo que devemos celebrar o dia do trabalhador. Felizmente vivemos num mundo com esses direitos os quais damos como adquiridos e não pensamos que os nossos antepassados tiveram de lutar para os conseguir.

Em relação ao que gostamos ou não, é como diz o povo, vivemos numa América.

Abelha...Maia

Anónimo disse...

Afinal quem foi o vencedor do concurso dos maios, alguém sabe.

Unknown disse...

Bom dia
Ilustre bloguer
Não querendo ser impertinente mas dentro da minha modesta opinião julgo que seria importante lançar a debate o seguinte tema .
(Calhau A`areia quando chegará a sua bandeira azul )
Com a proximidade da época balnear poderá juntar se os critérios para atribuição da bandeira azul e no fim tentar consciencializar que esta classificação seria uma mais valia para maia .
aqui vão os critérios
Os critérios de atribuição da bandeira azul incluem diversos parâmetros em categorias como:

* qualidade da água,
* informação e educação ambiental,
* conservação do meio-ambiente local,
* segurança, serviços e infra-estruturas de apoio

Apesar dos critérios terem evoluído de ano para ano, tornando-se cada vez mais exigentes, o número de praias e marinas distinguidas não tem parado de aumentar.

Em primeira instância um júri nacional aprova uma lista de praias e portos que obedeçam aos critérios e que se candidatem. Depois as candidaturas são enviadas e submetidas, a um júri internacional, composto por elementos da FEE e de um representante da Comissão Europeia.
Um abraço

Anónimo disse...

afinal quem é que ganhou o concursos de Maios. è assim tão dificil publicar que foram os vencedores do concurso de Maios promovido pelos COE.